Celebrar o Halloween sem desperdício é já uma tradição da Love Butternut. Este ano, a iniciativa ganha um sabor extra: gomas de abóbora saudáveis, criadas pelo INIAV. Uma novidade que reforça a versatilidade deste vegetal, o seu consumo divertido e nutritivo, sempre sem desperdício.
Mais de 5.000 abóboras, entregues por produtores nacionais, vão ganhar uma nova vida graças à criatividade dos mais pequenos.
Este ano, a Love Butternut volta a desafiar os mais novos a dar asas à imaginação no Halloween, convidando-os a transformar uma abóbora butternut na mais assustadora de sempre e, no fim, a cozinhá-la, promovendo o desperdício zero. Para isso, tem várias ações a decorrer nos próximos dias.
Uma delas decorre no próprio dia de Halloween, a associação que une produtores de abóbora portugueses e espanhóis vai voltar a unir-se à Associação 5 ao Dia para organizar uma atividade destinada aos mais novos, que passa pela decoração deste vegetal no MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa. O INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária vai juntar-se à iniciativa com gomas de abóbora saudáveis, que vão ser distribuídas pelos mais pequenos: uma novidade que reforça a versatilidade deste vegetal e o seu consumo divertido e nutritivo.
Até ao dia 9 de novembro, a Love Butternut tem também a decorrer, nos seus canais digitais, um concurso nacional que pretende distinguir as criações mais originais e terroríficas, incentivando as crianças a participar de forma divertida e consciente. Todas as ideias são bem-vindas, desde que a abóbora não tenha cortes nem furos, para que possa ser posteriormente utilizada em receitas deliciosas, reforçando a importância de aproveitar o alimento por completo e reduzir o desperdício alimentar.
As abóboras butternut que estão à venda nos principais hipermercados e supermercados vão estar também identificadas com uma etiqueta especial que desafia os consumidores a participar no mesmo concurso. Basta ler o QR Code e enviar uma fotografia deste alimento decorado da forma mais assustadora possível.
Em simultâneo, os produtores de abóbora nacionais distribuíram a cerca de 5000 alunos do pré-escolar e primeiro ciclo espalhados por várias escolas das zonas de Santarém, Torres Vedras, Lourinhã, Rio Maior e Lisboa abóboras butternut, que vão agora ser pintadas e decoradas nas salas de aula, juntamente com os seus professores.
Uma das características desta variedade de abóbora é ter a pele dura e impermeável, o que permite às crianças decorarem com qualquer tipo de material sem que a sua polpa seja contaminada, desde que não haja cortes nem furos.
No fim, todas as abóboras decoradas podem ir a concurso e a que conseguir aterrorizar o júri neste Halloween ganha quatro bilhetes para a Isla Mágica, em Sevilha.
A Love Butternut é uma associação que une produtores de abóbora portugueses e espanhóis e tem como missão promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha.
Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e França. Estima-se que, desde o nascimento do projeto da Love Butternut, em 2021, as vendas de abóboras, tanto frescas como minimamente processadas, aumentaram 20%.
Fonte: Love Butternut













































