Abertas candidaturas para apoios de 10 M€ a painéis solares na agricultura

Abertas candidaturas para apoios de 10 M€ a painéis solares na agricultura

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou hoje a abertura das candidaturas ao aviso para a instalação de painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas, com uma dotação de 10 milhões de euros.

De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, o anúncio foi feito hoje durante uma visita à Sociedade Agrícola Monte de São Bento, em Portel, distrito de Évora, que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

A dotação de 10 milhões de euros conta com um apoio que pode chegar até aos 70% e “contempla uma discriminação positiva para territórios vulneráveis, zonas desfavorecidas de montanha e detentores do Estatuto de Agricultura Familiar”, segundo o comunicado.

De acordo com a ministra, citada no texto, a medida é importante para “tornar o setor mais sustentável, mais inovador, mais rentável, sempre atento às questões éticas”.

Os painéis fotovoltaicos permitem “aumentar a sustentabilidade ambiental e energética, ao ser possível produzir energia a partir de uma fonte renovável, contribuindo, consequentemente, para mais sustentabilidade socioeconómica e, ainda, para a viabilidade das explorações”, segundo Maria do Céu Antunes.

O aviso hoje anunciado integra a medida “Pequenos Investimentos na exploração agrícola”, e contempla um apoio ao investimento que pode ir dos 700 aos 35 mil euros.

→ Candidaturas ←

PDR2020: Instalação de Painéis Fotovoltaicos – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola

Comente este artigo
Anterior Pensar o futuro da água
Próximo Marcha lenta em Évora sensibiliza para problemas das culturas superintensivas

Artigos relacionados

Eventos

Eficiência Hídrica na Agricultura – Investigação, Tecnologia e Aplicação – 5 de junho

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica promove o Ciclo de Conferências on-line sobre Eficiência Hídrica na […]

Últimas

OGM | EFSA reafirma segurança alimentar da soja geneticamente modificada

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar rejeitou o pedido da Testbiotech para rever as decisões da Comissão Europeia que autorizam a colocação no mercado da soja geneticamente modificada MON 89788 e A2704-12. […]

Ofertas

Oferta de Emprego – Engenheiro Agrónomo (M/F) – TODOLIVO

A TODOLIVO está a recrutar Eng. Agrónomo para integrar a equipa técnica.