Os países e os sectores que mais rapidamente conseguirem colocar no terreno a tecnologia digital serão aqueles que mais prosperidade e sustentabilidade conseguirão atingir na sua atividade produtiva. As startups e os unicórnios por elas gerados abraçam agora a inevitabilidade diária da humanidade, a alimentação.
O setor agroalimentar português tem vindo a ganhar relevância ao longo da última década no conjunto das atividades económicas do nosso país. Em linha com os novos desafios da União Europeia, a Confederação dos Agricultores de Portugal apresentou, perante diversas individualidades, incluindo o Presidente da República e vários membros do Governo, um documento estratégico designado “Ambição Agro 2020-30”, com um conjunto de propostas destinadas a contribuir para a recuperação da economia nacional e dar um impulso à coesão e ao progresso social, entre as quais se encontra precisamente a vertente “tecnologia e digitalização”.
Na concretização dessa estratégica, a CAP integra um consórcio de onze entidades com o objetivo de digitalizar o setor e os seus utilizadores, submetendo uma candidatura à Rede Europeia de Polos, que designou “Farm2Fork – Digital Innovation Hub”. Este ecossistema de inovação digital é dirigido a toda a cadeia de valor agroalimentar, no sentido de produzir, testar e demonstrar soluções assentes em tecnologia digital avançada, com vista à sua aplicação em ambiente empresarial, com impactos efetivos na eficiência, produtividade e valor de toda a cadeia produtiva.
A missão do “Farm2Fork DIH” é a digitalização nacional de toda a cadeia de valor alimentar, abrangendo a produção agrícola, a indústria agroalimentar e a distribuição, atuando em toda a cadeia de valor, desde a produção até ao consumidor, promovendo a transição digital rumo ao cumprimento do Green Deal. São objetivos estratégicos do “Farm2Fork DIH” oferecer soluções digitais adaptadas à realidade e às necessidades dos setores em referência, com elevado potencial de comercialização no mercado, formar e capacitar os utilizadores e as empresas agroalimentares e apoiar
Discussão sobre este post