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– 26-03-2008 |
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Vinhos: Peru vai "beber" vinho alentejano da Cooperativa de Reguengos de MonsarazOs vinhos alentejanos da Cooperativa Agr�cola de Reguengos de Monsaraz (CARMIM) estáo a caminho do Peru, com a entrada da empresa naquele que � o terceiro mercado "conquistado" na Am�rica do Sul. O director-geral da CARMIM, Jos� Canita, explicou hoje � agência Lusa que a primeira encomenda expedida para o Peru, num total de 12 mil garrafas das marcas Terras d’El Rei, Monsaraz e Garrafeira dos S�cios, "j� vai a caminho", devendo chegar "dentro de duas semanas". "� a primeira de muitas encomendas que pensamos vir a exportar para esse país. J� estamos a tentar que fa�am a segunda encomenda", argumentou. A penetra��o neste novo mercado, o terceiro da Am�rica do Sul em que a CARMIM está presente, juntando-se ao Brasil e Venezuela, � encarada como "importante" pelo director-geral da empresa. "� importante no ambito da pol�tica que a CARMIM adoptou, h� alguns anos, de abrir novos mercados a nível. mundial e consolidar outros. Estes países, em conjunto com a Am�rica do Norte, o Leste Europeu e o Oriente, são áreas onde não estávamos implantados e cujos mercados estamos a tentar abrir", sublinhou. Depois de, j� este ano, a CARMIM ter come�ado a exportar para a �ndia, segue-se agora o Peru, que tem cerca de 28 milhões de habitantes: "são dois mercados muito interessantes porque t�m um elevado potencial de habitantes". A primeira encomenda para o Peru, que vai ser colocada em unidades hoteleiras, mas Também distribu�da pelo país, engloba vinhos brancos e tintos, assim como o ros� e o espumante da marca Monsaraz e o "topo-de-gama" Garrafeira dos S�cios. "A maior quantidade exportada para esse país � de Terras d’El Rei, mas j� coloc�mos nesta primeira encomenda o Garrafeira dos S�cios, topo-de-gama, e o Monsaraz, de gama média-alta. At� envi�mos espumante desta marca que, em Portugal, s� está ainda em algumas garrafeiras", salientou. O acordo estabelecido com o importador peruano, situado na capital, Lima, implica Também a forma��o de vendedores desse país, os quais, desde 18 de Janeiro, t�m sido alvo de ac��es de aprendizagem sobre as marcas da empresa alentejana. "A nível. mundial, está a haver um despontar do interesse para o consumo de vinhos. Os vinhos portugueses t�m muita qualidade, não estáo � nos locais onde deviam estar", sustentou Jos� Canita. A CARMIM, que tem um milhar de associados e produz, anualmente, uma média de 15 a 18 milhões de litros de vinho, quer dar resposta a esses novos mercados. No total, incluindo o Peru, a CARMIM está presente em 24 países, exportando, sobretudo, para a Europa, Estados Unidos da Am�rica (EUA), Brasil e Angola e abrindo agora novos caminhos a Oriente (j� vende para China e �ndia) e na Am�rica do Sul. Segundo Jos� Canita, a empresa está em negocia��es com outros países, não apenas sul-americanos, mas Também de outras regi�es do mundo, para tentar penetrar nesses mercados. "Estamos a trabalhar v�rios mercados a nível. mundial e, a curto prazo, podemos vir a fechar acordo com mais algum país. As negocia��es com dois ou tr�s países estáo mais avan�adas e pensamos fechar os acordos até ao final deste ano", revelou.
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