A Sapec Agro organizou dois eventos, no norte e centro do país, nos quais, em conjunto com alguns especialistas da área, debateu alguns dos problemas da vinha que mais preocupam os profissionais deste setor, apresentando também algumas ferramentas para o controlo das doenças da cultura.
O evento do dia 19 de Abril teve lugar em Peniche, no Hotel Praia D’el Rey Marriot Golf & Beach Resort e reuniu aproximadamente 60 técnicos das zonas vitivinícolas do centro e sul do país. Esta reunião contou com o contributo de diversos especialistas, nomeadamente o Eng.º Nuno Chegadinho, representante da Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), que abordou os principais desafios da viticultura no Alentejo; o Eng.º Rodrigo Martins da Authentic Wines partilhou a sua experiência no que diz respeito à importância da sanidade das uvas na qualidade final dos vinhos; o Engº António Forcen e a Engª Iva Almeida da Sapec Agro apresentaram as novas ferramentas do portfólio para controlo das principais doenças da cultura. A sessão terminou com um enriquecedor debate entre os técnicos e produtores que participaram nas jornadas.
A Jornada Técnica da zona norte do país realizou-se no dia 21 de Abril, na Quinta da Pacheca reunindo aproximadamente 90 profissionais da zona vitivinícola do Douro, Vinhos Verdes/Minho e Dão. Foram convidados para o painel de apresentações a Eng.ª Maria do Carmo Val, da Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense (ADVID), que iniciou a sessão com um Balanço Fitossanitário e apresentação de um Modelo de Previsão de ataque de míldio para a região; o Engº Jorge Sofia da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro fez uma apresentação aprofundada das principais doenças do lenho da videira, com especial enfoque para a esca; o Engº João Garrido da Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG) apresentou uma técnica para obtenção de material de propagação isento de flavescência dourada. Por fim a equipa da Sapec Agro deu o seu aporte técnico desvelando a nova gama de fungicidas desenvolvidos para o míldio da vinha, o TRUNFO F, SPYRIT M e SPYRIT C, e ainda recordou a novidade da campanha de 2016 para o controlo do oídio e black rot, o KSAR VITIS.
“A Sapec Agro organiza periodicamente encontros técnicos semelhantes para as principais culturas. Esta reunião é de uma enorme importância para que em conjunto com especialistas da área, técnicos, produtores e indústria, possamos contribuir para o sucesso da Nossa agricultura” refere o Diretor de Marketing da Sapec Agro, Engº João Pessoa.
Discussão sobre este post