As primeiras estimativas para 2025 indicam que os preços médios dos produtos agrícolas na União Europeia (EUE) aumentaram 3% face a 2024, enquanto os custos dos bens e serviços utilizados na agricultura registaram uma subida mais moderada, inferior a 1%.
De acordo com o Eurostat, esta subida dos preços agrícolas surge após uma ligeira descida em 2024, que se seguiu a um período de aumentos consecutivos entre 2021 e 2023.
Em 2025, a evolução dos preços variou de forma significativa entre os diferentes produtos agrícolas, refere a análise do serviço europeu de estatísticas.
Registaram-se aumentos acentuados no gado bovino (+26%) e nos ovos (+23%), bem como subidas moderadas na fruta e no leite (ambos +10%), assim como nas aves de capoeira (+9%). Em sentido inverso, verificaram-se quedas expressivas no azeite (-37%) e nas batatas, além de reduções mais moderadas nos suínos (-6%) e nos cereais (-1%).
No que respeita aos fatores de produção, registaram-se aumentos moderados nos preços dos fertilizantes e corretivos de solo (+5%) e das despesas veterinárias (+3%). Em contrapartida, os preços dos lubrificantes energéticos (-2%), bem como das sementes e plantas, bem como dos produtos fitofarmacêuticos diminuíram (-1% cada).
Preços do leite sobem em quase toda a UE em 2025
Em 2025, os preços do leite foram superiores aos de 2024 em 25 Estados-Membros da UE, com exceção da Grécia, onde se registou uma descida de 3%. Os aumentos mais expressivos verificaram-se na Dinamarca (+21%), na Estónia (+20%) e na Lituânia e República Checa (+17%).
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.












































