No passado 26 de setembro de 2025 foi realizada uma visita às obras da empreitada para a construção da rede de rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora, promovida pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. O Projeto traduz um investimento de cerca de 25 M€, para uma infraestruturação de aproximadamente 1600 ha. Nesta visita participaram vários elementos da DGADR (inclusive o Sr. Diretor-Geral), da Câmara Municipal de Campo Maior (Sr. Presidente da Autarquia), da Associação Beneficiários do Xévora (ABX), da empresa empreiteira (Pragosa, S.A.) e da empresa de fiscalização (Engibene, Lda.). O programa da visita foi gizado com o objetivo de permitir avaliar o estado de concretização da empreitada.
A visita iniciou-se no estaleiro da obra, em Campo Maior, tendo a comitiva observado a colocação e o assentamento de uma conduta de Betão com Alma d´Aço, com a operação de selagem das condutas, verificação da sua estanquidade, bem como o processo de recobrimento e compactação. A colocação das condutas em vala, previamente aberta, permitiu visualizar o seu alinhamento, os acessórios aplicados e a maquinaria utilizada para a concretização do objetivo.
Foi percorrida a área a beneficiar pelas infraestruturas hidráulicas, tendo sido constatado que a zona tem um grande potencial de utilização para a agricultura de regadio, com boas áreas e com agricultores dinâmicos e com vontade de concretizar projetos agrícolas, salvaguardando sempre as preocupações ambientais.
Após almoço em Campo Maior, Herdade dos Adaens, e durante a tarde foi visitada a zona da barragem, onde será construído o bypass da rede de rega, e uma zona onde está a ser instalado a tubagem PEAD, tendo sido visualizado, ao longo do percurso, várias caixas para instalação dos hidrantes.
A execução da obra do Xévora está a decorrer conforme previsto (60% da obra), resultante de uma grande articulação entre todos os envolvidos na sua concretização DGADR, PRAGOSA, Engibene, ABX e os agricultores da zona (beneficiados ou afetados pela construção). Em breve será também lançada a empreitada de construção dos caminhos agrícolas e a intervenção em estradas.
Fonte: DGADR