A cidade de Setúbal é palco, entre 29 de setembro e 3 de outubro, da semana presencial da edição de 2025 do programa europeu Inspire Circular Agrifood, organizado pela BGI – Sustainable Ventures e co-financiado pelo EIT Food. O objetivo do programa é capacitar os participantes com as ferramentas e os conhecimentos de empreendedorismo necessários para reagirem às mudanças e oportunidades no setor agroalimentar, com foco na circularidade e sustentabilidade. Este programa reúne na totalidade +60 participantes nacionais e estrangeiros que exploram soluções circulares e sustentáveis no setor agroalimentar.
Depois de duas semanas de sessões online, os participantes encontram-se em Setúbal para uma experiência prática e imersiva, que combina trabalho em equipa, mentoria, visitas a entidades locais e contacto direto com exemplos concretos de inovação. O itinerário evidencia o potencial da região de Setúbal na economia circular agroalimentar, enquanto o alojamento e o espaço de trabalho, também centrados na região, reforçam a ligação ao território.
O programa integra ainda visitas a outros pontos do país para enriquecer a experiência dos participantes, entre as quais se destaca o projeto AmpliAqua®, promovido pela BGI – Sustainable Ventures. Trata-se de uma unidade de I&D única na Europa, em fase pré-comercial, dedicada à transformação sustentável da indústria aquícola, através de soluções inovadoras para a circularidade e valorização de subprodutos. O projeto foi recentemente distinguido com uma menção honrosa na fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards, na categoria de Apoio à Transição Sustentável.
À semelhança de edições anteriores realizadas em formato híbrido e com impacto internacional, o programa já envolveu quase 200 participantes de mais de 50 países, que desenvolveram soluções inovadoras para tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis a nível global.
A realização da semana presencial em Setúbal destaca não só a importância da região na agenda europeia de inovação agroalimentar, mas também o seu papel como território que conjuga tradição, modernidade e compromisso com o futuro sustentável.
A edição de 2025 é organizada em colaboração com o Food4Sustainability CoLAB e com a Universidade de Aarhus, na Dinamarca.
Fonte: BGI