A ODOS, empresa líder em tecnologia de sustentabilidade agroalimentar, e a Alltech Spain, pioneira em biotecnologia para nutrição animal e vegetal, anunciaram uma aliança estratégica para apoiar produtores pecuários de Portugal e Espanha com soluções reais e mensuráveis frente aos desafios climáticos e de biodiversidade.
Com esta colaboração, a Alltech fortalece sua iniciativa Planet of Plenty®, envolvendo diversos atores da cadeia agroalimentar e otimizando sua abordagem “Medir, Prever, Reduzir” rumo a uma pecuária mais sustentável. A ODOS, por sua vez, fornece a tecnologia necessária para medir e verificar o impacto ambiental dessas soluções.
Através da sua plataforma MRV (Monitoramento, Relatório e Verificação), a ODOS calcula a pegada de carbono e biodiversidade a nível de propriedade rural com métodos certificados de Análise de Ciclo de Vida (ACV). Juntas, oferecem aos produtores uma solução completa: compreender sua pegada, agir e relatar progressos mensuráveis em qualquer elo da cadeia de valor.
“Esta aliança facilita enormemente que empresas pecuárias possam demonstrar sua sustentabilidade sem precisarem se tornar especialistas,” afirma Alejandro Vergara, CEO da ODOS. “Elas ganham visibilidade total sobre seus impactos ambientais e de biodiversidade, além de ferramentas práticas e simulações em tempo real para reduzi-los. As soluções de nutrição animal da Alltech podem ser uma peça-chave no kit de sustentabilidade dos produtores.”
“Colaborar com a ODOS nos dará a agilidade que o setor precisa e permitirá que trabalhemos juntos para tornar a produção pecuária mais eficiente, rentável e sustentável – contribuindo assim para uma melhor nutrição para todos,” acrescenta Jomi Bernad, Diretor Regional da Alltech Ibéria.
Uma oferta integrada de sustentabilidade
A ODOS apoia as propriedades participantes com diagnósticos ambientais individualizados e uma caixa de ferramentas digital que mostra o impacto em carbono, biodiversidade e rentabilidade de práticas específicas como ajustes na alimentação ou estratégias de manejo de dejetos.
A Alltech coordena a coleta de dados nas propriedades e desenvolve planos de mitigação personalizados com base em seu portfólio nutricional. Os dados coletados são verificados e prontos para auditorias, facilitando o cumprimento das normas de sustentabilidade pelas empresas.
“A maior parte da pegada ambiental de um produto – seja leite, carne ou ovos – vem da fazenda,” afirma Jomi Bernad. “Por isso focamos em três alavancas críticas: eficiência alimentar, saúde animal e imunidade.”
Fonte: ODOS e Alltech