O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária informa que foi detectada uma nova espécie de Amaranthus (Amaranthaceae) ainda não registada em Portugal Continental: Amaranthus palmeri S. Watson.
As primeiras populações foram detectadas em campos de milho na região de Tomar (Oeste de Portugal) . Este é o segundo ano em que foi avistada na região, havendo no entanto já noticia da sua presença no Ribatejo, em Coruche e no Sobralinho.
Amaranthus palmeri é uma planta dióica, com fotossíntese do tipo C4 . Pode constituir uma grave ameaça aos agroecossistemas não só por ser uma planta exótica mas pela capacidade de produzir um elevado número de sementes, com longevidade acentuada e trazer consigo o risco de resistência a diferentes herbicidas que podem ter sido seleccionados na origem em culturas geneticamente modificadas.
A deteção desta espécie resulta de um trabalho conjunto entre o INIAV e o IPBeja – Escola Superior Agrária de Beja / Instituto Politécnico de Beja. Foi elaborado uma nota explicativa e um poster de identificação da planta, ambos disponíveis para apoiar os produtores e técnicos na sua identificação e controle.
Sendo uma planta exótica, com características de invasora e de difícil controle que infesta culturas agrícolas com elevado interesse económico, recomenda-se a sua monitorização.
Fonte: INIAV