A Fortitude Capital e a Reagro notificaram a Autoridade da Concorrência (AdC) do controlo conjunto sobre a Iberol e da Biovegetal, segundo nota hoje divulgada pelo regulador.
“A operação de concentração consiste na aquisição, pela Fortitude Capital – Sociedade de Capital de Risco, S.A. (‘Fortitude’) e pela Reagro – Importação e Exportação, S.A. (‘Reagro’), do controlo conjunto sobre a Iberol – Sociedade Ibérica de Biocombustíveis e Oleaginosas, S.A. (‘Iberol’) e a Biovegetal – Combustíveis Biológicos Vegetais, S.A. (‘Biovegetal’)”, refere a AdC no comunicado.
A sociedade gestora de fundos de investimento Fortitude aliou-se, assim, à empresa do setor agropecuário Reagro, que atua no comércio por grosso e a retalho de matérias-primas agrícolas e pecuárias e distribuição de complementos.
A Iberol tem a sua principal atividade na produção e comercialização de farinhas proteicas para alimentação animal e na produção e comercialização de óleos vegetais – “ambos produtos resultantes do ‘crushing’ de sementes oleaginosas”.
Por sua vez, a Biovegetal produz biocombustíveis – essencialmente biodiesel, passando ainda por glicerina e ‘free fatty acids’. “A Biovegetal utiliza óleos de origem vegetal, óleos de cozinha usados e outros resíduos considerados “óleos avançados” como fonte de energia para a produção de biodiesel”, explica a nota da AdC.