Amanhã, regressam à Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), pelas 17h00, no Auditório H1, os seminários do Programa Doutoral em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental.
“PEARLS – PotEncial das PLAntas maRítimas para a recuperação e desenvolvimento sustentável do Litoral portuguêS” e “Abelhas e polinizadores” são os temas a que se subordinarão os seminários, a serem proferidos pelas docentes da ESAC, Aida Moreira da Silva e Teresa Vasconcelos, respetivamente.
O primeiro seminário focar-se-á na apresentação dos resultados dos projetos que têm vindo a ser desenvolvidos sobre o potencial de plantas marítimas, esquecidas como ingredientes alimentares saudáveis e sustentáveis, com destaque para espécies como Halimione portulacoides, Sarcocornia perennis e Corema album. Na apresentação serão ainda incluídos os estudos realizados na última década sobre as condições de cultivo, métodos de secagem, extração de compostos, e avaliação das suas atividades biológicas e nutricionais.
Já o segundo seminário incidirá sobre o papel crucial que as abelhas e outros polinizadores desempenham nos ecossistemas agrários, ao serem responsáveis pela polinização de grande parte das culturas agrícolas e plantas silvestres. Abordará igualmente este serviço ecossistémico enquanto promotor da produtividade e da qualidade dos alimentos, e elemento decisor para a diversidade genética das plantas, bem como de garante da sustentabilidade dos ecossistemas num cenário de alterações climáticas.
Os interessados em assistir a estes seminários poderão fazê-lo online, em https://bit.ly/SeminariosDoutoramentoSA3_9mai2025_ESAC.