GS1 Portugal apresenta resultados da 1ª edição do estudo “Tracking de Frescos”
A apresentação do estudo decorre no dia 23 de abril, no MARL.
A GS1 Portugal apresenta os resultados da 1ª edição do estudo “Tracking de Frescos”, no dia 23 de abril, no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL).
Os resultados do estudo, que conta com a participação colaborativa de vários parceiros e concorrentes, apontam caminhos para aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento dos produtos hortofrutícolas, com base nas tendências e desempenho do setor hortofrutícola.
Em 2024, as exportações de frutas, legumes e flores de Portugal atingiram um valor recorde de 2,5 mil milhões de euros, um aumento de 7,5% face ao ano anterior.
Principais destaques:
• O volume das exportações de frutas, legumes e flores de Portugal registou um aumento de 2,4% face a 2023, correspondente a 1.816.807 toneladas de produtos exportados, reflexo do aumento da competitividade do setor;
• A União Europeia continua a ser o principal destino para as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, com 81% do valor total exportado;
• Espanha é o maior comprador dos produtos agrícolas portugueses (37,6%), seguida de França (13%), os Países Baixos (9%), Alemanha (7,9%) e Reino Unido (6,8%),
• O setor afirma-se como um dos principais drivers da economia nacional: o aumento significativo das exportações contribuiu para a melhoria da balança comercial do país, com uma redução no défice de 40 milhões de euros em comparação com os anos anteriores;
• Os principais produtos agrícolas de Portugal em exportação são tomate (tomate fresco e tomate para indústria), uvas (uva de mesa e uva para vinho) e azeitona (de mesa e azeitona para azeite).
O estudo “Tracking de Frescos” avalia critérios como: os níveis de reconhecimento das marcas, de serviço nas entregas e de confiança na qualidade; o estado do produto na receção; o cumprimento de requisitos; a inovação; e a procura por melhorar processos. Para além disso, é ainda analisada a relação comercial e as políticas de preços.
Durante o evento de apresentação deste estudo será debatida a revolução que se antevê nos códigos de barras e a transição para códigos bidimensionais, com maior capacidade de armazenamento de dados e menor espaço de impressão.
Em anexo, encontra o programa na íntegra. As inscrições para este evento podem ser feitas aqui