EDIA disponibiliza nova cobertura de ortofotomapas para a área de Alqueva

EDIA disponibiliza nova cobertura de ortofotomapas para a área de Alqueva

A EDIA disponibiliza a partir de hoje ortofotomapas de 2017 de toda a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efetuada em outubro passado.

Trata-se de um conjunto de 382 novos ortofotomapas, produzidos internamente pelo Centro de Cartografia da EDIA, que vêm atualizar a aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, disponível no site desta Empresa, desde 2015, como contributo para a promoção do desenvolvimento económico e social do espaço Alqueva.

A aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, que disponibiliza de forma gratuita ortofotomapas e altimetria, é hoje uma ferramenta importante na gestão de explorações agrícolas, em avaliações prediais e no planeamento do território, entre outras aplicações.

Estes novos ortofotomapas envolvem as bandas RGB (composição vermelho, verde a azul), vulgarmente conhecido como fotografia aérea e NIR (Infravermelho próximo) com uma resolução de 35 cm no terreno. As imagens com banda de infravermelho próximo permitem detetar facilmente áreas com vegetação, representadas pela cor vermelha, que será mais intensa consoante o bom estado nutricional, a anatomia das folhas, o teor de água, o estado fenológico e o vigor vegetativo das culturas.

Estes dados podem ser redistribuídos e usados desde que cumpram determinados requisitos, entre eles a informação sobre a sua origem e propriedade e sobre eventuais alterações que tenham sido efetuadas.

Os Dados Geográficos de Alqueva podem ser descarregados no site da EDIA, em:

http://www.edia.pt/pt/o-que-fazemos/apoio-ao-agricultor/dados-alqueva/222

Extrato de um ortofotomapa na composição Vermelha, Verde e Azul (RGB)

edia

Extrato de um ortofotomapa na composição Infravermelho Próximo, Vermelho e Verde.

Comente este artigo
Anterior CNA solidária com produtores de leite
Próximo AJAP está solidária com os produtores de leite

Artigos relacionados

Comunicados

GP PCP: pergunta ao Governo sobre a plena utilização das potencialidades do Aproveitamento Hidroagrícola do Alvor (Algarve)

No passado dia 4 de junho, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou o Aproveitamento Hidroagrícola do Alvor e reuniu com a Direção da Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor, no âmbito de um conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo PCP […]

Comunicados

Fenareg: Modernização de regadios deve ser prioridade na PAC pós 2020

[Fonte:Fenareg]
20 de Fevereiro de 2019
Num momento em que decorrem as negociações das propostas de reforma da PAC (Política Agrícola Comum) e do respetivo orçamento, […]

Comunicados

Com um aumento de importações de 112 %, os Estados Unidos são o principal fornecedor de soja da Europa

Por outro lado, a Europa continua a ser, de longe, o principal destino das exportações de soja dos EUA (28 %), seguida da Argentina (10 %) e do México (9 %). […]