Transferência de conhecimento científico é essencial para garantir a inovação e o desenvolvimento económico do país. No sector agrícola, a colaboração entre academia e empresas ajudará a ultrapassar o desafio de alimentar mais pessoas, com mais qualidade e respeito pelo ambiente.
Fazer a ponte entre as fontes de conhecimento científico e tecnológico e o mundo empresarial é um passo essencial para ultrapassar desafios que condicionam os diferentes setores da economia. Nas universidades, politécnicos e nos centros de inovação, muito do conhecimento produzido ainda não chega a quem dele precisa e, na perspetiva de Rui Rosa, a falta de uma transferência eficaz destes saberes condiciona o desenvolvimento das empresas e do país. Além disso, refere o presidente da Vitas Portugal, “é conhecimento importante que se perde”.
Uma opinião partilhada por Assunção Cristas que, em declarações ao Expresso, defende que a relação entre academia e empresas deve ser estreita e colaborativa. Para a ex-Ministra da Agricultura, no caso concreto do sector agrícola, esta colaboração deve aproximar os diferentes stakeholders “de modo a identificar e aprofundar trabalho nos temas com mais necessidade de evolução e capacidade transformativa, num pano de fundo centrado na sustentabilidade”. É certo, como admite, que “muito trabalho já foi feito”, mas assegura que “há um potencial enorme de colaboração”.
40% – Percentagem da produção agrícola desperdiçada em Portugal
Assunção Cristas será a keynote speaker na conferência ‘Como transferir conhecimento’, promovida pela Timac Agro, com o apoio do Expresso, que decorrerá na próxima quinta-feira, 22 de junho, a partir das 9h30h, com transmissão através da página de Facebook do jornal. Após a intervenção da ex-Ministra, dois painéis reunirão um conjunto de representantes das universidades, mas também do sector agrícola, com o objetivo de, como explica Rui Rosa, “sentir o que se passa noutros sectores, por um lado e, por outro, focar na importância da agricultura na vertente do desafio da produção de alimentos, mostrando o que de […]