A Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Romane – ProOvis, com o apoio do CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo e do Município de Ourique, promovem as “3.as Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos”, que se realizarão nos próximos dias 26 e 27 de junho, em Ourique. O evento terá como tema central a “Sustentabilidade e Valorização da Produção”, e pretende contribuir para a divulgação de conhecimento com impacto para o setor da produção de ovinos, contribuindo para um setor mais eficiente, sustentável e capacitado para responder aos desafios que a produção de ovinos nacional enfrenta.
As “3as Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos” regressam a Ourique com dois workshops, um seminário e eventos de promoção dos produtos com origem nos ovinos.
No dia 26 de junho, terá início pelas 10h30 o primeiro workshop, “Demonstração de Equipamentos para Maneio de Ovinos”, no Espaço da Feira de Garvão, seguido do segundo workshop, “Do Campo ao Laboratório – O que Precisa de Fazer para Tomar Decisões”, ms 14h00 na Biblioteca Municipal de Ourique – Jorge Sampaio. No final do dia, pelas 18h30 no Largo D. Dinis, em Ourique, haverá um momento aberto m comunidade de showcooking para degustação de produtos com origem nos ovinos, seguido de dois momentos musicais. No segundo dia, 27 de junho, decorrerá o seminário no Cine-Teatro Sousa Telles, em Ourique, com início pelas 9h00 e que decorrerá até às 18h00.
As jornadas contarão com a presença de vários oradores de diferentes instituições nacionais e internacionais, que irão partilhar o seu conhecimento e experiência através de temas centrais relacionados com a produção de ovinos, tais como a promoção e comercialização de produtos, a melhoria da qualidade da carne, o papel da alimentação na sustentabilidade e o maneio eficiente dos animais. Serão também discutidas práticas inovadoras para a mitigação de emissões de metano e técnicas de controlo de parasitas, além da valorização dos produtos ovinos através de degustações.
Este é o terceiro ano consecutivo das Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos, promovido pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Romane – ProOvis, dando continuidade ao caminho iniciado em 2022, com a organização das primeiras jornadas técnicas. De acordo com a Associação: “No contexto atual de alterações climáticas e de diversas pressões globais que impactam a rentabilidade dos sistemas pecuários, a produção de ovinos é particularmente sensível, pelo que a adaptação das práticas produtivas a estas novas realidades e a valorização do produto é essencial para o aumento da resiliência do setor da produção de ovinos em Portugal”. Com sede em Ourique, esta Associação Portuguesa tem por missão promover, divulgar e proteger a raça de ovinos Romane em Portugal, bem como defender e promover os interesses específicos e setoriais dos produtores desta raça.