​Governo reforça meios aéreos para época de combate aos incêndios

​Governo reforça meios aéreos para época de combate aos incêndios

O secretário de Estado da Proteção Civil anunciou a contratação de mais cinco meios aéreos para o dispositivo de combate a incêndios florestais.

Na Renascença, José Artur Neves revelou que no total estarão disponíveis “61 meios aéreos, incluindo o meio aéreo da Região Autónoma da Madeira”.

O governante anunciou ainda que vai ser feita uma “alteração estrutural de alguns helicópteros” de modo a aumentar a capacidade de transporte dos aparelhos. Pretende-se que os helicópteros passem a levar 12 elementos do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR para fazer o ataque inicial ao fogo (atualmente são oito).

Também vai finalmente avançar a empresa pública de gestão florestal. o anúncio será feito nos próximos dias e terá sede em Figueiró dos Vinhos.

O secretário de Estado diz que se trata de mais um passo na reforma da floresta “encaminha-nos para uma reforma floresta ordenada e resiliente ao fogo”.

O Governo está também a preparar um novo plano contra incêndios. A revelação foi feita pelo presidente para a Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior Projecto de integração social através da viticultura
Próximo AlgaEnergy abre filiais nos EUA e na Índia

Artigos relacionados

Opinião

Apesar de nunca ter parado a agricultura portuguesa sofreu em 2020 uma quebra de 9% no seu produto agrícola bruto – Francisco Avillez

As 290 mil explorações agrícolas que, em 2019, ocupavam cerca de 3,9 milhões de hectares foram responsáveis, em 2020, por um valor da produção a preços no produtor de cerca de 7,66 mil milhões de euros, o qual se repartiu entre a produção […]

Notícias florestas

O PRR não tem muitas verbas para a floresta

As políticas de combate aos incêndios rurais são focadas no fogo, políticas florestais na floresta. Têm zonas de interseção, mas […]

Nacional

Projecto Conjunto de Internacionalização 2020-2021 da PortugalFoods aprovado

Foi aprovado recentemente o “Projecto Conjunto de Internacionalização 2020-2021”, promovido pela PortugalFoods. Segundo a entidade, este projecto «prevê a participação numa série de acções de promoção internacional, […]