O workshop colaborativo do “HealthySoils@TorresVedras” (“Soil@TV”), um projeto piloto do “HuMUS project”, teve lugar no passado dia 28 de abril, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras.
O objetivo fundamental deste workshop, que surgiu numa fase avançada do “HealthySoils@TorresVedras” (o qual está a ser desenvolvido no concelho de Torres Vedras, promovido pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e coliderado pela Câmara Municipal de Torres Vedras), consistiu na cocriação, de forma colaborativa e participada, de conteúdos para o Acordo de Gestão Territorial para o Solo (a aplicar ao território do concelho de Torres Vedras) num horizonte temporal alargado, vislumbrando iniciativas que pretendem contribuir para a literacia e a consciencialização para a saúde do solo no referido território.
O futuro do solo em Torres Vedras foi, na atividade, pensado de forma participada, consolidando uma visão partilhada para 2050 por um conjunto de atores locais (stakeholders).
De referir a presença no workshop, para além de agricultores do concelho de Torres Vedras, também de representantes do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da Câmara Municipal de Torres Vedras, do Smart Farm CoLab (SFCOLAB), da Associação de Agricultores de Torres Vedras, da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, da AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, da Caixa Agrícola de Torres Vedras, da Rede Nacional PAC, da Leader Oeste – Associação de Desenvolvimento Rural, da Junta de Freguesia da Ventosa, da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, do Centro Educativo da Ventosa e da Orgo.
Fonte: CM de Torres Vedras