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– 28-11-2012 |
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ViniPortugal mant�m 7 milhões de euros para promo��o externa do sector do vinho em 2013
A ViniPortugal, associa��o respons�vel pela promo��o dos vinhos nacionais, vai apresentar hoje o plano para 2013, um "refinamento" do plano anterior que mant�m a verba de sete milhões de euros, disse � Lusa o presidente, Jorge Monteiro. De acordo com o presidente da ViniPortugal, dos sete milhões, dois destinam-se ao mercado dos EUA, um milh�o para promo��o no Brasil, enquanto mercados como Canad�, China e Angola contam com verbas entre 500 e 700 mil euros. O or�amento total do plano que vai hoje ser apresentado no F�rum Vinhos de Portugal, no Pal�cio da Bolsa, no Porto, manteve-se inalterado de 2012 para 2013 e h� uma expectativa de que assim permane�a em 2014, uma vez que um aumento do montante poderia colocar maior pressão sobre os participantes privados. O próximo ano � o primeiro que vai contar com uma articula��o entre a ViniPortugal, as Comissões Vitivin�colas Regionais e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, para evitar que haja desgastes de mercados e que haja um esfor�o demasiado grande por parte dos agentes econ�micos que t�m de se deslocar. O respons�vel da ViniPortugal disse, ainda, que � necess�rio acompanhar o desenvolvimento econ�mico dos países emergentes, onde o crescimento de uma classe média tende a "ocidentalizar alguns costumes" como o consumo de vinho. "Num mercado como o chin�s aquilo que tem de se promover sobretudo � a marca país, mas em mercados maduros como a Su��a, a B�lgica ou a Alemanha j� faz muito mais sentido promover as marcas e denomina��es de origem. E essa � uma regra que adopt�mos: em mercados distantes, extensos ou emergentes deve prevalecer a marca país", esclareceu Jorge Monteiro. Jorge Monteiro sublinhou a presença portuguesa em duas das maiores feiras do mundo do sector, como a Vinexpo em Bord�us e a ProWein em Dusseldorf. Fonte: Lusa
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