|
|
|
|
|
– 06-01-2007 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinhos: Vinibrasil vendeu dois milhões de garrafas nos �ltimos quatro anosLisboa, 05 Jan "A biografia cient�fica considerava que entre os paralelos 37� Norte e 37� Sul a viticultura não era poss�vel, mas a Vinibrasil – Vinhos do Brasil, mediante um projecto inovador de processo a nível. mundial, conseguiu produzir vinhos de qualidade internacional na latitude 8� Sul, na zona do Sert�o, em Pernambuco, no Brasil", disse � agência Lusa Casimiro Gomes. Segundo o empres�rio, "a Vinibrasil [empresa que resultou de uma parceria tecnol�gica entre a portuguesa D�o Vinhos e a brasileira Expand] investiu oito milhões de euros entre 2003 a 2006 e vendeu dois milhões de garrafas neste período". "A empresa D�o Sul iniciou esta aventura, por muitos considerada insensata, ao apostar num projecto de investiga��o sobre a gestáo de rega e o estudo eco-fisiol�gico da videira em diferentes condi��es edafo-clim�ticas", explicou Casimiro Gomes. Esta iniciativa contou, desde logo, com o apoio da Agência de Inovação portuguesa, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) mantendo "uma l�gica de m�dio longo prazo", adiantou � agência Lusa o empres�rio. O desenvolvimento da produ��o e comercializa��o do vinho no Brasil necessitava de um s�cio estratégico, escolha que recaiu na Expand, a qual tem uma forte rede de distribui��o no país. além disso, a particularidade de ser uma empresa luso-brasileira, instalada no Brasil, levou a que em 2006 dois teráos das garrafas vendidas se destinassem ao Brasil. A teráa parte restante foi exportada para mercados como os Estados Unidos, Canad�, Noruega, mas sobretudo para a �sia (Jap�o e Xangai), onde h� comunidades fortes, com elevado poder de compra e que procuram vinhos de alta qualidade. "Queremos apresentar uma proposta internacional de cariz diferente, que Também concorra com os vinhos do Chile e do M�xico", adiantou. A actual capacidade de produ��o total da Vinibrasil situa-se entre 8 a 10 milhões de garrafas por ano, o que tem a ver com a aposta numa "estratégia de expansão projectada para o m�dio longo prazo", real�ou Casimiro Gomes. A D�o Vinhos exportou 400.000 garrafas de vinho em 2006 para o Brasil, através da Vinibrasil, prevendo-se que as vendas aumentem entre 50 a 70 por cento no final deste ano. Para 2010, as vendas estimadas da D�o Vinhos para o maior mercado da Am�rica Latina dever�o crescer para 1 milh�o de garrafas/ano. "Em 2015 queremos transformarmo-nos no maior exportador de vinhos portugueses para o Brasil", acrescentou. No Brasil, a empresa luso-brasileira possui 2 mil hectares para plantação de vinha, dos quais 200 hectares estáo ocupados, sendo as colheitas realizadas duas vezes ao ano. Para breve, a área de produ��o vitivin�cola aumentar� em mais 200 hectares. além da área global para produ��o (2 mil hectares), a Vinibrasil tem j� reservado �s autoridades competentes mais 3 mil hectares de terrenos cont�guos, numa aposta a longo prazo. A Vinibrasil recebeu recentemente o prémio FINEP de Inovação Tecnol�gica na categoria de processo, tendo ficado em primeiro lugar e batido a Motorola, o segundo classificado. O prémio da Finep, entidade que tem por missão promover e financiar a Inovação e a pesquisa cient�fica e tecnol�gica em empresas no Brasil, contou com 677 nomea��es de todo o Brasil. A empresa D�o Vinhos produz, nomeadamente, a Quinta de Cabriz e Casa Santar, na regi�o do D�o, em Portugal, e exporta cerca de 50 por cento da sua produ��o para os Estados Unidos, Brasil, Noruega, Finl�ndia, Angola e Oriente, num total de 35 países.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |
Discussão sobre este post