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– 25-01-2004 |
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Vinhos : Segunda parte do Relatério Porter apresentado em Fevereiro no PortoUm segundo relatério de Michael Porter sobre o vinho portugu�s � apresentado a 19 de Fevereiro no Porto e definirá a estratégia a adoptar nos mercados do Reino Unido e EUA, revelou o presidente da Viniportugal. Em declarações � agência Lusa, Vasco Avilez afirmou que estes mercados foram eleitos como priorit�rios para as exporta��es de vinho nacional pelo primeiro relatério da Monitor Company, de Porter, apresentado em Maio em Lisboa. Realizado a pedido da Viniportugal, encarregue da promo��o do sector vit�cola portugu�s, este trabalho representou um investimento de meio milh�o de d�lares (cerca de 425,3 milhões de euros) e tra�ou um plano de ac��o a 10 anos para o sector, num contexto de concorr�ncia mundial acrescida. Para além do Reino Unido e dos EUA, Também a Alemanha foi apontada como um mercado onde apostar. Na sequ�ncia deste primeiro trabalho, foi encomendado � M2C, Também de Michael Porter, um outro estudo que "indicasse os rumos" a tomar nestes mercados, com uma segmenta��o em função dos diferentes pre�os dos vinhos portugueses. Em análise pelos autores do estudo estiveram, entre outros aspectos, as apet�ncias e prefer�ncias dos respectivos consumidores, a segmenta��o do mercado, o conhecimento de marcas nacionais e a visibilidade e capacidade de absor��o dos vinhos portugueses. O objectivo, explicou recentemente Vasco Avilez em declarações � Lusa, � aumentar o peso dos mercados do Reino Unido e dos EUA no total das exporta��es portuguesas para mais de 50 por cento num prazo de 10 anos. Actualmente, o mercado ingl�s absorve 14 por cento das exporta��es nacionais de vinho, enquanto o norte-americano não chega aos 10 por cento. Para o presidente da Viniportugal, estes mercados apresentam, contudo, um potencial muito superior. De acordo com Vasco Avilez, a apresentação deste trabalho será feita no Porto, perante uma plateia de cerca de 400 agentes econ�micos do sector do vinho. No ambito da estratégia de promo��o dos vinhos portugueses, Vasco Avilez anunciou Também a intenção de comemorar, a 11 de Julho, o "Dia do Vinho". Nesse dia, pretende-se que todas as adegas em Portugal abram portas e d�em o seu vinho a provar aos visitantes, de forma a "criar uma maior proximidade entre os portugueses e o vinho", enquanto manifesta��o da cultura nacional. Aos visitantes será explicado "como as coisas funcionam", desde a colheita das uvas até � vindima. Também bem-vindos, referiu, seráo os turistas estrangeiros que pretendam visitar as adegas e que, actualmente, são j� bastante mais do que os visitantes portugueses. "A maior parte dos portugueses, a não ser aqueles cujo trabalho os leva l�, não conhece as adegas nacionais", quer por falta de curiosidade, quer porque não sabem que � gratuito, lamentou Vasco Avilez. Isto apesar de, "em geral, todas as adegas terem j� um servi�o de visitantes", acrescentou. Conforme adiantou o respons�vel, esta iniciativa � para repetir nos próximos anos, j� não a 11 de Julho, mas sempre no domingo mais próximo do dia maior do ano – 21 de Junho – que marca o in�cio do ver�o.
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