A campanha “Vinhos que vão bem com o ambiente”, promovida pela José Maria da Fonseca Distribuição e pelos seus parceiros – os produtores José Maria da Fonseca, Ravasqueira, Lima & Smith e Quinta da Lagoalva – está de regresso. Depois do sucesso alcançado em 2022, que resultou na plantação de 3822 árvores autóctones, a campanha de ajuda à reflorestação do território nacional volta a ser promovida de 5 de junho a 31 de outubro.
Durante os 5 meses que durou a campanha, várias superfícies comerciais – supermercados e hipermercados – disponibilizaram mini-rolhões para os clientes levarem para casa e reunirem as rolhas de cortiça usadas. Depois destes estarem cheios, os clientes dirigiam-se de novo às lojas e depositavam as rolhas no depósito presente junto ao espaço das marcas.
À semelhança da edição de 2022, a entrega de rolhas é ilimitada e pode ser realizada diversas vezes até ao término da campanha. Por cada 10 rolhas de cortiça recolhidas, 1 árvore será plantada.
“Depois do sucesso do ano passado, decidimos, juntamente com os nossos parceiros, retomar a campanha “Vinhos que vão bem com o ambiente”. Queremos continuar a apelar para a necessidade de reciclarmos as rolhas de cortiça e para a recuperação da floresta autóctone portuguesa, de uma forma activa e constante, para contribuirmos para um futuro mais sustentável e saudável para todos”, refere António Maria Soares Franco, administrador da José Maria da Fonseca com o pelouro Comercial e de Marketing.
Associada ao Green Cork, projecto coordenado pela Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem em parceria com a Amorim, esta campanha vai viver nos supermercados, mas também fora deles. A José Maria da Fonseca vai colocar depósitos para recolha de rolhas nas suas instalações para que também os seus colaboradores possam fazer parte deste movimento. Nos seus espaços de enoturismo – Casa-Museu José Maria da Fonseca e Adega José de Sousa – e no restaurante Wine Corner, serão disponibilizados depósitos para que clientes e visitantes possam participar. Nestes casos, a campanha não irá terminar em outubro, mas passará a ser prática contínua.
Esta campanha insere-se nas políticas e práticas sustentáveis da José Maria da Fonseca, empresa familiar que se preocupa, há várias décadas, com o meio ambiente. Entre a múltiplas acções que implementa nas várias áreas onde actua, destaca-se este ano o facto de se ter tornado a primeira empresa em Portugal a obter a certificação em sustentabilidade Fair’N Green bem como a conclusão da instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão, que permite uma poupança energética de 38%.
Lista de supermercados aderentes à campanha:
Auchan Amadora |
El Corte Inglés Beloura |
Pingo Doce Belavista |
Intermarché Leiria |
Intermarché Lourinhã |
E. Leclerc Cascais |
Auchan Setúbal |
Continente Bom Dia Azeitão |
E.Leclerc Montijo |
Intermarché Aljezur |
Modelo Albufeira |
Modelo Setúbal |
Intermarché Carvalhos |
E.Leclerc Lordelo |
Continente Antas |
Continente Maia Jardim |
Continente Braga |
E.Leclerc Braga |
Fonte: José Maria da Fonseca