Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Alentejo assume a Pecuária de Carne como pilar estratégico para a soberania alimentar e para o desenvolvimento regional.

    river

    Alonso Miguel visitou áreas de intervenção do Projeto LIFE BEETLES na ilha Terceira

    “Gestão sustentável da água é um dos pilares da agricultura do futuro”, realça António Ventura

    Parlamento europeu

    New genomic techniques: deal to support the green transition in farming

    Parlamento europeu

    EU wine sector: MEPs and Council agree on new rules to support producers

    Aumento de produção e aprovisionamento de cereais. Governo dá luz verde a nova estratégia

    Celebração milenar do vinho de talha está de regresso a Vila de Frades

    Créditos: Jorge Oliveira/Ministério da Agricultura e Pescas

    “Não se pode utilizar a Ucrânia como desculpa para cortes” na PAC e Coesão, defende ministro da Agricultura

    Zero alerta para atrasos na política nacional que comprometem a defesa do solo

  • Opinião
    José Martino

    De indefinições a decisões: o que falta à política agrícola portuguesa

    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Congresso 50 anos CAP

    04/12/2025
    Parlamento europeu

    New genomic techniques: deal to support the green transition in farming

    04/12/2025

    Agricultura Sustentável: Conferências, Webinars e Podcasts Recentes

    04/12/2025

    “Não se pode utilizar a Ucrânia como desculpa para cortes” na PAC e Coesão, defende ministro da Agricultura

    04/12/2025

    Mercado de máquinas e reboques agrícolas em Portugal – Novembro de 2025

    04/12/2025

    Microbioma do solo: perturbações e recuperação

    04/12/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Alentejo assume a Pecuária de Carne como pilar estratégico para a soberania alimentar e para o desenvolvimento regional.

    river

    Alonso Miguel visitou áreas de intervenção do Projeto LIFE BEETLES na ilha Terceira

    “Gestão sustentável da água é um dos pilares da agricultura do futuro”, realça António Ventura

    Parlamento europeu

    New genomic techniques: deal to support the green transition in farming

    Parlamento europeu

    EU wine sector: MEPs and Council agree on new rules to support producers

    Aumento de produção e aprovisionamento de cereais. Governo dá luz verde a nova estratégia

    Celebração milenar do vinho de talha está de regresso a Vila de Frades

    Créditos: Jorge Oliveira/Ministério da Agricultura e Pescas

    “Não se pode utilizar a Ucrânia como desculpa para cortes” na PAC e Coesão, defende ministro da Agricultura

    Zero alerta para atrasos na política nacional que comprometem a defesa do solo

  • Opinião
    José Martino

    De indefinições a decisões: o que falta à política agrícola portuguesa

    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Congresso 50 anos CAP

    04/12/2025
    Parlamento europeu

    New genomic techniques: deal to support the green transition in farming

    04/12/2025

    Agricultura Sustentável: Conferências, Webinars e Podcasts Recentes

    04/12/2025

    “Não se pode utilizar a Ucrânia como desculpa para cortes” na PAC e Coesão, defende ministro da Agricultura

    04/12/2025

    Mercado de máquinas e reboques agrícolas em Portugal – Novembro de 2025

    04/12/2025

    Microbioma do solo: perturbações e recuperação

    04/12/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Vinhos do Algarve têm nova identidade e estratégia de aposta na qualidade

por Agricultura e Mar
05-03-2020 | 20:20
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

A Comissão Vitivinícola do Algarve apresentou, no dia 27 de Fevereiro de 2020, uma nova identidade para os Vinhos do Algarve. O objectivo do reposicionamento da CVA é, segundo a sua presidente, Sara Silva, colocar os vinhos do Algarve no mapa, destacando a qualidade da região. E enfatizando a diversidade – de vinhos, de produtores e de castas.

A apresentação da nova identidade da CVA aconteceu, em Lisboa, num evento que reuniu vinhos do Algarve de 20 produtores e três chefs – Rui Silvestre, que ganhou uma estrela Michelin para o Vistas; Noélia Jerónimo, do restaurante homónimo, em Cabanas de Tavira; e Bertílio Gomes, da Taberna Albricoque, em Lisboa.

As propostas gastronómicas foram harmonizadas com vinhos seleccionados pelo escanção Nuno Pires, do Vistas.
Este evento teve o apoio da Região de Turismo do Algarve e dos Municípios de Lagoa, Lagos, S. Brás de Alportel, Albufeira e Silves.

Estratégia

A Região Vitivinícola do Algarve registou nos últimos anos uma evolução bastante positiva ao nível do aumento do número de produtores, área de vinha, produção e qualidade dos vinhos. “Constata-se, hoje, uma tendência de regresso às origens, buscando o mais tradicional do Algarve tendo-se assistido a uma aposta forte nas castas Negra-Mole e Crato-Branco (Síria), de Vinhas Velhas, em linha com as novas tendências do consumidor que procura algo diferenciador e genuíno”, realça uma nota de imprensa da Comissão.

Para Sara Silva, “a focalização na qualidade será o caminho a seguir pela região uma vez que, dada a dimensão geográfica do Algarve, não será possível competir em escala. Por isso, a aposta no mercado nacional, e mais especificamente, regional é deveras importante”.

Acções dirigidas ao canal Horeca e turismo

No que diz respeito à estratégia de promoção, passa, não só, pela nova identidade e comunicação dos Vinhos do Algarve, com vista à projecção e reconhecimento da qualidade dos vinhos, mas também por acções dirigidas ao canal Horeca. “Ainda que a Região do Algarve seja a que apresenta maior crescimento no canal Horeca, existe um mercado regional bastante alargado com um enorme potencial a ser explorado pelos Vinhos do Algarve”, acrescenta a mesma nota.

A estratégia de promoção envolve também acções dirigidas ao mercado do turismo (nacional e internacional), de grande relevo na região, em parceria com a Região do Turismo do Algarve, nomeadamente em feiras, postos de turismo e Aeroporto de Faro.

“Os Vinhos do Algarve são já reconhecidos como vinhos de grande qualidade. A sua procura já é significativa quer ao nível da crescente procura por parte dos consumidores, na restauração e nas superfícies comerciais. Sendo, por isso, relevante continuar a reforçar esta aposta. É neste sentido que foi desenvolvida uma nova identidade para os vinhos da região”, explica a Comissão Vitivinícola do Algarve.

“O posicionamento da marca, deve espelhar todo o esforço feito pelos produtores na aposta pela qualidade. A restauração e hotelaria do Algarve são parceiros incontornáveis dos Vinhos da região, que podem oferecer mais autenticidade com uma experiência gastronómica enriquecedora e única, aliando os excelentes vinhos da região à excelente gastronomia algarvia”, salienta Sara Silva.

Nova identidade

A nova identidade, desenvolvida pela empresa NUTS, é o resultado de um trabalho que visa reforçar, junto da restauração e do público final, a qualidade, diversidade e exclusividade dos Vinhos do Algarve.

O Algarve é uma região onde o sol e a serra se conjugam numa harmonia perfeita, onde residentes e turistas procuram experiências imersivas de sabores, momentos de lazer e de bem-estar. Nos vinhos do Algarve misturam-se culturas, técnicas e sensibilidades assim como castas nacionais e internacionais trabalhadas num terroir único, pela diversidade dos solos, o aroma do campo e o clima mediterrânico e atlântico.

O novo logótipo retrata assim os principais ícones e lifestyle do Algarve – sol, gastronomia, férias, património, tradições e praia.

Tudo isto coube numa garrafa de vinho e resultou na construção do novo logótipo, onde, para além dos ícones do Algarve, também as suas cores marcam presença com os azuis, os verdes e os amarelos.

Vinhos do Algarve em números

Fruto do esforço conjunto de todos os agentes do sector, constatou-se que o volume vínico introduzido no mercado, tem aumentado consistentemente ao longo dos últimos anos (cerca de 80% do volume declarado anualmente é comercializado como “Vinho Regional Algarve).

Por sua vez, a comercialização tem apresentado uma evolução bastante positiva e consistente, situando-se na última campanha 2018/2019 em mais de 1.300.000 garrafas.

As expedições/exportações de “Vinhos do Algarve” representaram cerca de 10% do volume total comercializado. As expedições para o mercado Europeu continuam a dominar (48%), ainda que se destaque os volumes exportados para os EUA.

No que se refere aos hectares, verifica-se a existência de vários projectos de novas plantações, seja de produtores já inscritos na CVA ou de potenciais novos produtores (em 2019 foram pedidos cerca 150 hectares para novas plantações).

Regista-se ainda uma evolução importante no número de produtores, com um aumento de 15%, situando-se actualmente nos 45 produtores.

Agricultura e Mar Actual

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Cooperativa Agrícola de Vila do Conde recebe sessão de esclarecimento sobre queimas e queimadas – 13 de março

Próxima Publicação

Wine sector: Coming into force of the promotion regulations

Artigos Relacionados

Últimas

Alentejo assume a Pecuária de Carne como pilar estratégico para a soberania alimentar e para o desenvolvimento regional.

04/12/2025
Últimas

O Livro do José Martino – Amadeu Araújo

04/12/2025
Newsletters

Congresso 50 anos CAP

04/12/2025
Próxima Publicação
Farm Europe

Wine sector: Coming into force of the promotion regulations

Discussão sobre este post

Opinião

José Martino
Últimas

De indefinições a decisões: o que falta à política agrícola portuguesa

por José Martino
03/12/2025

Ler mais
Ricardo Dinis
Últimas

Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

por Ricardo Dinis
30/11/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Alentejo assume a Pecuária de Carne como pilar estratégico para a soberania alimentar e para o desenvolvimento regional.

04/12/2025

B-Rural Hub Que Liga A Agricultura

04/12/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Simplificação PAC Água que Une

Eventos

Dezembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31     
« Nov   Jan »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.