Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Eucalipto

    PAN e Livre acusam Governo de não ter soluções para eucaliptal abandonado

    IVV

    Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

    África será região com maior aumento da mortalidade devido a incêndios – Estudo

    Bases da Concessão dos Terminais e Silos de Granéis Alimentares do Porto de Lisboa e de Vale de Figueira

    Álvaro Mendonça cedida

    CAP diz que UE “não tem grande interesse” em apostar na agricultura

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    CVRVV

    Região dos Vinhos Verdes assinala 117 anos de Demarcação com o lançamento do novo site institucional

    Farm Europe

    The Netherlands substantially increases its share of the CAP allocation

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    18/09/2025

    Formação avançada em automação para a agricultura e florestas

    18/09/2025

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

    18/09/2025

    O Crescimento Imparável do Azeite Virgem Extra no Japão

    18/09/2025

    Esporão vende marca de cerveja artesanal Sovina à Musa e passa a ser sócia da produtora de Lisboa

    18/09/2025

    Esporão e Musa parceiros no desenvolvimento da cerveja artesanal portuguesa

    18/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Eucalipto

    PAN e Livre acusam Governo de não ter soluções para eucaliptal abandonado

    IVV

    Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

    África será região com maior aumento da mortalidade devido a incêndios – Estudo

    Bases da Concessão dos Terminais e Silos de Granéis Alimentares do Porto de Lisboa e de Vale de Figueira

    Álvaro Mendonça cedida

    CAP diz que UE “não tem grande interesse” em apostar na agricultura

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    CVRVV

    Região dos Vinhos Verdes assinala 117 anos de Demarcação com o lançamento do novo site institucional

    Farm Europe

    The Netherlands substantially increases its share of the CAP allocation

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    18/09/2025

    Formação avançada em automação para a agricultura e florestas

    18/09/2025

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

    18/09/2025

    O Crescimento Imparável do Azeite Virgem Extra no Japão

    18/09/2025

    Esporão vende marca de cerveja artesanal Sovina à Musa e passa a ser sócia da produtora de Lisboa

    18/09/2025

    Esporão e Musa parceiros no desenvolvimento da cerveja artesanal portuguesa

    18/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Vinhos do Algarve têm nova identidade e estratégia de aposta na qualidade

por Agricultura e Mar
05-03-2020 | 20:20
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

A Comissão Vitivinícola do Algarve apresentou, no dia 27 de Fevereiro de 2020, uma nova identidade para os Vinhos do Algarve. O objectivo do reposicionamento da CVA é, segundo a sua presidente, Sara Silva, colocar os vinhos do Algarve no mapa, destacando a qualidade da região. E enfatizando a diversidade – de vinhos, de produtores e de castas.

A apresentação da nova identidade da CVA aconteceu, em Lisboa, num evento que reuniu vinhos do Algarve de 20 produtores e três chefs – Rui Silvestre, que ganhou uma estrela Michelin para o Vistas; Noélia Jerónimo, do restaurante homónimo, em Cabanas de Tavira; e Bertílio Gomes, da Taberna Albricoque, em Lisboa.

As propostas gastronómicas foram harmonizadas com vinhos seleccionados pelo escanção Nuno Pires, do Vistas.
Este evento teve o apoio da Região de Turismo do Algarve e dos Municípios de Lagoa, Lagos, S. Brás de Alportel, Albufeira e Silves.

Estratégia

A Região Vitivinícola do Algarve registou nos últimos anos uma evolução bastante positiva ao nível do aumento do número de produtores, área de vinha, produção e qualidade dos vinhos. “Constata-se, hoje, uma tendência de regresso às origens, buscando o mais tradicional do Algarve tendo-se assistido a uma aposta forte nas castas Negra-Mole e Crato-Branco (Síria), de Vinhas Velhas, em linha com as novas tendências do consumidor que procura algo diferenciador e genuíno”, realça uma nota de imprensa da Comissão.

Para Sara Silva, “a focalização na qualidade será o caminho a seguir pela região uma vez que, dada a dimensão geográfica do Algarve, não será possível competir em escala. Por isso, a aposta no mercado nacional, e mais especificamente, regional é deveras importante”.

Acções dirigidas ao canal Horeca e turismo

No que diz respeito à estratégia de promoção, passa, não só, pela nova identidade e comunicação dos Vinhos do Algarve, com vista à projecção e reconhecimento da qualidade dos vinhos, mas também por acções dirigidas ao canal Horeca. “Ainda que a Região do Algarve seja a que apresenta maior crescimento no canal Horeca, existe um mercado regional bastante alargado com um enorme potencial a ser explorado pelos Vinhos do Algarve”, acrescenta a mesma nota.

A estratégia de promoção envolve também acções dirigidas ao mercado do turismo (nacional e internacional), de grande relevo na região, em parceria com a Região do Turismo do Algarve, nomeadamente em feiras, postos de turismo e Aeroporto de Faro.

“Os Vinhos do Algarve são já reconhecidos como vinhos de grande qualidade. A sua procura já é significativa quer ao nível da crescente procura por parte dos consumidores, na restauração e nas superfícies comerciais. Sendo, por isso, relevante continuar a reforçar esta aposta. É neste sentido que foi desenvolvida uma nova identidade para os vinhos da região”, explica a Comissão Vitivinícola do Algarve.

“O posicionamento da marca, deve espelhar todo o esforço feito pelos produtores na aposta pela qualidade. A restauração e hotelaria do Algarve são parceiros incontornáveis dos Vinhos da região, que podem oferecer mais autenticidade com uma experiência gastronómica enriquecedora e única, aliando os excelentes vinhos da região à excelente gastronomia algarvia”, salienta Sara Silva.

Nova identidade

A nova identidade, desenvolvida pela empresa NUTS, é o resultado de um trabalho que visa reforçar, junto da restauração e do público final, a qualidade, diversidade e exclusividade dos Vinhos do Algarve.

O Algarve é uma região onde o sol e a serra se conjugam numa harmonia perfeita, onde residentes e turistas procuram experiências imersivas de sabores, momentos de lazer e de bem-estar. Nos vinhos do Algarve misturam-se culturas, técnicas e sensibilidades assim como castas nacionais e internacionais trabalhadas num terroir único, pela diversidade dos solos, o aroma do campo e o clima mediterrânico e atlântico.

O novo logótipo retrata assim os principais ícones e lifestyle do Algarve – sol, gastronomia, férias, património, tradições e praia.

Tudo isto coube numa garrafa de vinho e resultou na construção do novo logótipo, onde, para além dos ícones do Algarve, também as suas cores marcam presença com os azuis, os verdes e os amarelos.

Vinhos do Algarve em números

Fruto do esforço conjunto de todos os agentes do sector, constatou-se que o volume vínico introduzido no mercado, tem aumentado consistentemente ao longo dos últimos anos (cerca de 80% do volume declarado anualmente é comercializado como “Vinho Regional Algarve).

Por sua vez, a comercialização tem apresentado uma evolução bastante positiva e consistente, situando-se na última campanha 2018/2019 em mais de 1.300.000 garrafas.

As expedições/exportações de “Vinhos do Algarve” representaram cerca de 10% do volume total comercializado. As expedições para o mercado Europeu continuam a dominar (48%), ainda que se destaque os volumes exportados para os EUA.

No que se refere aos hectares, verifica-se a existência de vários projectos de novas plantações, seja de produtores já inscritos na CVA ou de potenciais novos produtores (em 2019 foram pedidos cerca 150 hectares para novas plantações).

Regista-se ainda uma evolução importante no número de produtores, com um aumento de 15%, situando-se actualmente nos 45 produtores.

Agricultura e Mar Actual

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Cooperativa Agrícola de Vila do Conde recebe sessão de esclarecimento sobre queimas e queimadas – 13 de março

Próxima Publicação

Wine sector: Coming into force of the promotion regulations

Artigos Relacionados

Eucalipto
Nacional

PAN e Livre acusam Governo de não ter soluções para eucaliptal abandonado

18/09/2025
IVV
Últimas

Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

18/09/2025
Últimas

África será região com maior aumento da mortalidade devido a incêndios – Estudo

18/09/2025
Próxima Publicação
Farm Europe

Wine sector: Coming into force of the promotion regulations

Discussão sobre este post

Opinião

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

IVV

Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

18/09/2025

Bases da Concessão dos Terminais e Silos de Granéis Alimentares do Porto de Lisboa e de Vale de Figueira

18/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.