Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Plantação de castanheiros aumenta em Vinhais mas campanha está atrasada

    Autarca de Mortágua pede requalificação da Barragem do Lapão

    O “Programa campanha da azeitona” convida a visitar o lagar da casa relvas na vidigueira

    O Melhor Croissant da Minha Rua apresenta nova identidade e alarga estratégia de internacionalização

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    rio com videiras e vinha no douro

    Viticultores do Douro pedem na AR “dignidade” perante cenário de incerteza

    Reduzir em 25% consumo de alimentos de origem animal salvaria florestas – Stefano Mancuso

    Humanos devem aprender com as plantas a resolver problemas e em comunidade

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    22/10/2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    22/10/2025

    Edição genética | Nova técnica aumenta precisão e eficiência do ‘prime editing’

    22/10/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Plantação de castanheiros aumenta em Vinhais mas campanha está atrasada

    Autarca de Mortágua pede requalificação da Barragem do Lapão

    O “Programa campanha da azeitona” convida a visitar o lagar da casa relvas na vidigueira

    O Melhor Croissant da Minha Rua apresenta nova identidade e alarga estratégia de internacionalização

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    rio com videiras e vinha no douro

    Viticultores do Douro pedem na AR “dignidade” perante cenário de incerteza

    Reduzir em 25% consumo de alimentos de origem animal salvaria florestas – Stefano Mancuso

    Humanos devem aprender com as plantas a resolver problemas e em comunidade

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    22/10/2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    22/10/2025

    Edição genética | Nova técnica aumenta precisão e eficiência do ‘prime editing’

    22/10/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Vinho : Relat?rio Porter 2 apresenta estrat?gia para sucesso no Reino Unido e EUA

por Agroportal
16-02-2004 | 00:00
em Arquivo Agroportal
Tempo De Leitura: 8 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  16-02-2004

[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ]

Vinho : Relatório Porter 2 apresenta estratégia para sucesso no Reino Unido e EUA

Porto, 16 Fev
O sucesso da exportação dos vinhos portugueses passa pela aposta nos tintos de qualidade, em embalagens cuidadas e vendidos no retalho a um preço entre oito e 14 euros, conclui o relatório Porter 2, disse hoje fonte do sector.

O trabalho, a apresentar quinta-feira no Porto, é o segundo estudo encomendado à empresa de consultoria estratégica Monitor Group, de Michael Porter, e aponta um plano de marketing para os mercados inglês e norte-americano.

Estes mercados foram considerados prioritários pelo primeiro estudo da Monitor, divulgado em Maio de 2003 e que traçou uma estratégia a 10 anos para o cluster do vinho português.

A justificação então avançada foi a muito positiva evolução esperada nos mercados de importação americano e britânico, que se espera cresçam cinco vezes mais nos próximos cinco anos do que, por exemplo, o brasileiro.

Para além disso, apresentam um maior potencial de consumo de vinhos de qualidade superior.

Com a aposta nestes mercados e a concretização de outras recomendações do estudo pretende-se que o sector português de vinho facture mil milhões de euros em 2010, contra os actuais 757 milhões, e que o peso dos vinhos de qualidade nas vendas passe de 17 para 35 por cento.

Segundo adiantou à Lusa o presidente da Viniportugal, entidade encarregue da promoção dos vinhos portugueses, o "Porter 2 – Estudo de Estratégia e Marketing – Sector do Vinho 2010" traça pela primeira vez uma estratégia integrada para o sector do vinho.

"Apresenta um plano de marketing tipo para os mercados do Reino Unido e EUA que cada empresa pode depois usar, adaptando-o às suas necessidades", explicou Vasco Avilez.

Entre as principais recomendações está, segundo revelou à Lusa, a aposta nos vinhos tintos de qualidade, com base nos quais se pretende lançar a produção portuguesa nestes mercados.

Igualmente apontada é a necessidade de investir na apresentação do produto (+packaging+) e introduzir melhorias quer ao nível da embalagem, quer do rótulo e da cápsula.

"Aqui a qualidade [dos vinhos portugueses] ainda é reduzida", considerou Vasco Avilez, avançando como exemplo testes efectuados nos EUA, em que "vários consumidores afirmaram que não escolheriam aquela garrafa da prateleira".

Segundo salientou o presidente da Viniportugal, impõe-se que as empresas portuguesas "dediquem algum do seu capital" à promoção, actualmente relegada para segundo plano.

O sucesso das exportações de vinho português para o Reino Unido e EUA passa ainda, segundo a Monitor Group, pela procura de oportunidades em canais de distribuição específicos.

A este nível, aconselha-se as empresas portuguesas a "atacar as lojas de retalho", sobretudo com vinhos com preço final entre os oito e os 14 euros, um segmento médio/alto que gera maior valor acrescentado.

Especificamente no mercado americano, é apontado um preço alvo médio de nove a 10 dólares, enquanto no inglês este deverá oscilar entre as cinco e as sete libras.

Para além destas propostas específicas, a Monitor Group recomenda ainda a rentabilização das vantagens competitivas do sector do vinho português já identificadas no primeiro relatório, nomeadamente a diversidade das castas e o clima.

O problema da pulverização das pequenas propriedades e de empresas sem "músculo", mencionado no estudo inicial, deve ser resolvido quanto antes.

Nesta área, onde a intervenção do Estado assume papel relevante, Vasco Avilez lamentou o pouco que foi feito desde a apresentação do primeiro relatório Porter, no ano passado.

"Em relação ao Porter 1 o Estado tem estado a andar muito pouco", sustentou, assegurando que a Viniportugal, pelo contrário, empreendeu uma verdadeira "cruzada" pelos vinhos portugueses, apesar dos "poucos meios" disponíveis.

No mercado alemão, também considerado importante, mas não tão prioritário pela Monitor Group, Vasco Avilez adiantou que no essencial se vai manter a actual estratégia.

"Vamos continuar a dar atenção à Alemanha, onde até agora foi aplicada grande parte dos esforços [de promoção], mas já não vai ser a nossa prioridade número um", referiu.

De acordo com a Viniportugal, em 2003 as vendas totais de vinhos portugueses para o mercado alemão aumentaram cerca de 12 por cento.

Excluindo o vinho do Porto e contabilizando apenas os vinhos de mesa, as vendas aumentaram dois a três por cento.


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (16/02/2004) – Vinho : Dívida de três MEuros do Estado à Viniportugal paga até final de 2004

  • AgroNotícias (25/01/2004) – Vinhos : Segunda parte do Relatório Porter apresentado em Fevereiro no Porto

  • AgroNotícias (23/05/2003) – Vinho : Relatório de Michael Porter garante que sector pode valer mil M€ em 2010

  • AgroNotícias (16/05/2003) – 

  • AgroNotícias (28/02/2003) – 

Sítios

Fonte: Lusa

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ]

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2007. Todos os direitos reservados.
Optimizado para o IE 5.#, resolução 800 x 600 e 16 bits
Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Azeite nos galheteiros dos restaurantes � adulterado

Próxima Publicação

Gripe das Aves : Sete pa?ses sul-asi?ticos mobilizados contra epidemia

Artigos Relacionados

Arquivo Agroportal

Tema central da Ovibeja 2015 homenageia Cante Alentejano

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Ministro da Economia lança desafio aos empresários para que façam do “Portugal Sou Eu” um catalisador da economia

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Inquérito à estrutura das explorações agrícolas 2013: um retrato com duas realidades

28/11/2014
Próxima Publicação

Gripe das Aves : Sete pa?ses sul-asi?ticos mobilizados contra epidemia

Discussão sobre este post

Advertisement

Opinião

Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Não comer gato por lebre

por Manuel Chaveiro Soares
19/10/2025

Ler mais
Últimas

Plano de … despovoação!

por Arlindo Castro
12/10/2025

Ler mais
Advertisement

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Advertisement

Comunicados

O “Programa campanha da azeitona” convida a visitar o lagar da casa relvas na vidigueira

22/10/2025

O Melhor Croissant da Minha Rua apresenta nova identidade e alarga estratégia de internacionalização

22/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.