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– 07-12-2007 |
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Vinho: Exporta��o cresceu 7,5% em valor nos �ltimos dois anosA exportação de vinhos portugueses cresceu, em valor, 7,5 por cento nos �ltimos dois anos, apesar de ter registado um decréscimo de dois por cento em quantidade, o que representa "uma subida na cadeia de valor". Os dados foram divulgados ontem no F�rum Anual do Sector do Vinho, promovido pela ViniPortugal e pela Agência para o Investimento e Com�rcio Externo de Portugal (AICEP), em Santar�m, pelo respons�vel pela parceria que vigorou entre as duas instituições entre Julho de 2005 e Julho de 2007. Manuel Gaeiras, que citou dados do Instituto Nacional de Estatéstica que referem valores da exportação de vinhos portugueses (sem o vinho do Porto) em 2006 da ordem dos 216 milhões de euros, frisou o crescimento das vendas para mercados como os Estados Unidos, a Alemanha, o Reino Unido e o Brasil, com um pequeno decréscimo nos países n�rdicos, no período em que vigorou o projecto. Segundo os dados mais recentes ontem divulgados, da responsabilidade da AC Nielsen, entre Outubro de 2006 e Outubro de 2007, as vendas de vinhos portugueses nos Estados Unidos cresceram 34,7 por cento em valor e 11,3 por cento em volume. O respons�vel pela AICEP, Rui Marques, anunciou o fim da parceria com a ViniPortugal, por exig�ncia das novas regras do Quadro de Refer�ncia Estratégico Nacional (QREN). Segundo disse, a AICEP vai ser um organismo t�cnico de acompanhamento, alertando os produtores presentes no encontro de ontem para o calend�rio de candidaturas ao QREN, com dois concursos j� a decorrer, um até ao final do m�s para propostas colectivas com vista � internacionaliza��o, e outro até final de Janeiro para propostas individuais ou em coopera��o. Segundo disse, a AICEP vai ter a funcionar uma melhor estrutura de apoio, com quatro gestores de clientes para o sector do vinho, dois em Lisboa e dois no Porto. Vasco d’Avillez, da ViniPortugal, afirmou que em 2008 v�o ser investidos 3,8 milhões de euros em ac��es a desenvolver nos mercados internacional (3 milhões) e nacional (800 mil), frisando que este representa dois teráos do consumo da produ��o nacional. As apostas v�o continuar a fazer-se sobretudo nos tr�s mercados apontados como priorit�rios no estudo de Michael Porter – Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha, disse. Segundo Vasco d’Avillez, a ViniPortugal está a fazer um estudo estratégico sobre o mercado portugu�s para fundamentar a campanha de publicidade que será desenvolvida a nível. nacional, com forte aposta nos segmentos mais jovens da popula��o. A ViniPortugal vai candidatar ao QREN uma s�rie de ac��es que visam a promo��o internacional dos vinhos portugueses e que v�o decorrer em países considerados "priorit�rios" – Reino Unido e Estados Unidos -, "relevantes" – Alemanha, países n�rdicos, B�lgica, Brasil, Canad� e Fran�a -, e "emergentes" – Macau, Hong Kong, Shangai, Angola, �ndia e Espanha. Dora Sim�es, secret�ria-geral da ViniPortugal, afirmou que o estudo da AC Nielsen prev� uma taxa de crescimento das vendas nos Estados Unidos de 2,5 por cento até 2011, sendo objectivo atingir, em 2010, os mil milhões de euros de factura��o nos mercados norte-americano e britúnico. No mercado norte-americano, a ViniPortugal vai tentar penetrar no mercado de maior projec��o daquele país, a Calif�rnia, tendo previstas ac��es Também na Florida e em Nova Iorque. Em Janeiro, vai realizar-se o I F�rum Anual de Importadores nos Estados Unidos, iniciativa considerada fundamental para a promo��o dos vinhos portugueses, disse. Entre muitas outras iniciativas previstas para aquele mercado, a ViniPortugal vai apostar Também na promo��o no retalho e na restaura��o, convictos de que "a prova leva � compra", adiantou. A reuni�o de ontem, que re�ne os mais representativos agentes econ�micos do sector, conta com a participa��o de Roger Voss, jornalista da revista norte-americana Wine Enthusiast. A ViniPortugal, associa��o inter-profissional privada, comemora dez anos de actividade.
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