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– 15-05-2008 |
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Vinho: Consumidores americanos querem "verdade" nos r�tulos com denomina��o de origemOs consumidores norte-americanos não gostam de se sentir enganados e querem que a legisla��o dos Estados Unidos pro�ba a rotulagem abusiva de vinhos não oriundos de determinadas zonas de origem, revela um estudo ontem divulgado. De acordo com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, estes resultados enquadram-se no programa que está a ser desenvolvido desde 2005 nos EUA pelo Centro para as Origens do Vinho, de que o IVDP � membro – em parceria com as entidades representativas do champanhe (CIVC) e do xerez (FEDJEREZ) – para a divulga��o das denomina��es de origem. O objectivo, explica, � proteger os consumidores e os produtos realmente originais, como o vinho do Porto, o champanhe e o xerez, de outros com as mesmas caracterásticas mas não origin�rios daquelas regi�es demarcadas. Segundo os resultados do estudo realizado nos EUA, 79 por cento dos inquiridos concordam que o consumidor deve estar protegido contra falsas indica��es nos r�tulos dos vinhos ou outros produtos alimentares. Conforme destaca o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, 63 por cento concordam mesmo que a legisla��o americana pro�ba a rotulagem enganadora, "pois cr�em que seria a melhor forma de proteger, a nível. mundial, as verdadeiras indica��es geogr�ficas ou denomina��es de origem". Para perto de 70 por cento dos inquiridos, � uma questáo de "colocar a verdade nos r�tulos". Desde Março de 2006, está em vigor o Acordo do Vinho entre a União Europeia e os EUA que pro�be o uso de novos r�tulos utilizando 17 denomina��es de origem, incluindo o Porto, champanhe e xerez, para produtos não origin�rios destas regi�es. Contudo, e segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, a utiliza��o abusiva destas denomina��es de origem ainda � uma realidade em alguns r�tulos de vinho comercializados nos EUA. De acordo com o Instituto portugu�s, o trabalho desenvolvido pelo Centro para as Origens do Vinho tem permitido perceber que as leis actualmente em vigor nos EUA "não protegem os interesses demonstrados pelos consumidores". "Apesar dos consumidores rejeitarem, cada vez mais, o uso de informação enganadora por parte de alguns produtores americanos, o governo americano ainda não proibiu esta pr�tica por parte dos seus produtores conterr�neos", sustenta. Como consequ�ncia, os termos Porto, champanhe e xerez continuam a ser usados para designar vinhos produzidos dentro do territ�rio americano que concorrem depois legalmente, naquele mercado, com os produtos europeus, podendo "levar ao engano do consumidor".
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