Realiza-se a 19 de Julho, no auditório da Sociedade Recreativa São Teotoniense, em São Teotónio, no concelho de Odemira, o VI Colóquio Hortofrutícola, subordinado ao mote “Novas fontes de água: Soluções estruturais para um futuro sustentável”. Esta iniciativa é organizada pela Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos e pela Universidade Católica Portuguesa e está inserida no programa “Visão estratégica para o agroalimentar – Conhecer para decidir, planear para agir”.
No âmbito do tema desta edição, o VI Colóquio Hortofrutícola pretende «constituir uma plataforma de reflexão, debate e apresentação de soluções inovadoras em torno de novas fontes de água, que assegurem a disponibilidade deste recurso vital à produção de alimentos no futuro próximo». O evento visa também «analisar soluções concretas e abordar os desafios e oportunidades locais de Odemira em relação à gestão e disponibilidade do recurso água, enquanto pilar fundamental da sustentabilidade e desenvolvimento de empresas, pessoas e do território».
A organização salienta que esta iniciativa reúne «um conjunto alargado de especialistas, da esfera política, empresarial e académica, numa manhã que tem como objectivo reflectir e produzir conhecimento para um sector agroalimentar nacional mais sustentável, inovador e competitivo». O evento inclui um debate sobre o tema “Água, o futuro necessário hoje e as soluções estruturais que servirão todos” e apresentação de dois estudos, um sobre a solução de interligação entre Alqueva e a Barragem de Santa Clara e outro designado “Agua do Atlântico para o Sudoeste Alentejano: Dessalinização de água do mar para fornecimento de água à região do Perímetro de Rega do Mira”.
Este evento decorre também no âmbito da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (Faceco), certame que se realiza em São Teotónio de 19 a 21 de Julho.
→ Programa←
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.