O Valorfito lançou um novo projeto que visa sensibilizar agricultores e profissionais do setor para a importância da gestão correta das embalagens vazias.
De acordo com o comunicado de imprensa, a iniciativa itinerante, intitulada “Valorfito ao Vivo”, é promovida pelo Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura e pretende também fortalecer a relação com os profissionais no terreno, compreendendo as suas principais dificuldades e trabalhando de forma contínua para as resolver.
“Acreditamos que será possível reforçar o compromisso com a sustentabilidade ambiental, por via de uma proximidade real, em campo, com os profissionais do setor, que permita não só consciencializá-los para o seu papel absolutamente essencial no processo de retoma de embalagens, mas também ouvi-los e compreender o que pode ser feito para tornar mais fácil este caminho”, referiu António Lopes Dias, Diretor Geral do Valorfito.
O projeto teve início entre os meses de maio e junho, com a implementação em 14 pontos de retoma no distrito de Aveiro, o primeiro a acolher a iniciativa. Após análise dos resultados das visitas realizadas, foi concluído que, embora a maioria dos profissionais conheça o sistema e já faça a entrega das suas embalagens, “ainda existe uma parte significativa de profissionais do setor que admite não entregar as embalagens devido ao desconhecimento do sistema”, afirmou o António Lopes Dias.
Para o responsável, “este é cada vez mais o caminho: estar perto de quem está em campo; intensificar a nossa ligação ao terreno, percebendo, na prática, o que é preciso implementar e melhorar; esclarecendo dúvidas; e reforçando a importância de cada gesto no processo de retoma de embalagens”.
E continua: “porque, sem dúvida, cada embalagem entregue representa um contributo direto para a proteção do ambiente e para a sustentabilidade da agricultura portuguesa”.
Segundo a nota de imprensa, o objetivo do Valorfito é expandir este projeto por todo o território nacional, do Norte ao Sul, proporcionando soluções para os diversos desafios do setor e transmitindo uma mensagem de compromisso com a sustentabilidade diretamente aos profissionais no terreno.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.