Vai decorrer de 18 a 21 de Fevereiro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Aveiro, o evento de lançamento do projecto europeu Clim4Vitis, coordenado pela UTAD. O foco do projecto é a mitigação do impacto das alterações climáticas na viticultura europeia.
O objectivo principal do Clim4Vitis é fortalecer e aumentar a capacidade e o desempenho, tanto ao nível científico como tecnológico, da UTAD – mais especificamente, da unidade de investigação do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (Citab) –, em duas áreas de investigação em viticultura e clima. Essas áreas são, por um lado, modelação de videiras e, por outro, métodos e ferramentas para avaliar o impacto das alterações climáticas na viticultura europeia, em geral, e na produtividade da vinha, nos atributos de qualidade e no risco de pragas e doenças, em particular.
A linha em que Clim4Vitis se insere visa fortalecer significativamente um campo de investigação específico numa universidade ou entidade de investigação, associando-a a, pelo menos, duas entidades de investigação de outros Estados-membros. Desta forma, o projecto reúne cinco parceiros: UTAD, Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST), Universita degli Studi de Firenze (Unifi), Potsdam Institute for Climate Research (PIK).
O evento de lançamento do Clim4Vitis será composto por workshops, formação e apresentações.