Uruguai disponível para apoiar transformação da agricultura angolana

Uruguai disponível para apoiar transformação da agricultura angolana

O Uruguai mostrou-se disponível para apoiar Angola na transformação da sua agricultura. As declarações foram proferidas pelo ministro das Relações Externas do país, Rodolfo Nin Novoa, em Luanda, à margem de uma reunião entre delegações ministeriais dos dois países.

“O Uruguai é um grande produtor de alimentos, Angola é um grande produtor de energia através do petróleo. Temos imensas matérias e amplas possibilidades de intercâmbio em benefício dos nossos povos, que é o objetivo final de qualquer Governo do mundo”, defendeu o ministro do Uruguai.

Rodolfo Nin Novoa sublinhou ainda “os vários esforços” que Angola tem feito em diversas frentes, nomeadamente na institucionalização democrática e na aposta em diversificação da produção.

“É um país muito dependente do petróleo e vemos como se tem esforçado para diversificar a sua matriz produtiva e ter uma outra fonte de sustento. Desse ponto de vista, tem condições excecionais para a agricultura”, defendeu.

“Sendo um país eminentemente agrícola, o Uruguai pode oferecer a sua experiência para passar de uma agricultura de subsistência para uma agricultura mais empresarial”, afirmou ainda o ministro uruguaio.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Conclusões do 1º Congresso Ibérico do Milho 2019
Próximo Vila Pouca de Aguiar: Investimento de 1 milhão de Euros em projeto de agricultura ‘em modo de espera’

Artigos relacionados

Últimas

Açores vão investir 4,5 M€ em infra-estruturas agrícolas em 2020 na Ilha de São Miguel

O secretário Regional da Agricultura e Florestas adiantou que o Governo dos Açores vai investir este ano 4,5 milhões de euros em caminhos, […]

Dossiers

Seguros agrícolas obrigatórios: uma exigência dos tempos actuais

(Artigo publicado na edição de Janeiro de 2019, por José Martino, empresário e consultor agrícola)
Nos últimos meses tenho defendido em diversos espaços públicos, […]

Últimas

Conferência anual da Ação COST EuroXanth – 13 e 15 de Dezembro 2017- Coimbra

O Instituto Pedro Nunes, através do FitoLab – Laboratório de Fitossanidade, recebe a primeira conferência anual da Ação COST “Integrating science on Xanthomonadaceae for integrated plant disease management in Europe” focada nas bactérias fitopatogénicas Xanthomonas sp. […]