Universidade de Coimbra sem carne de vaca? Capoulas fala de “populismo” e “demagogia”

O Reitor da Universidade de Coimbra anunciou a polémica decisão de acabar com a carne de vaca nas cantinas escolares. O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, já a reagiu e fala de “populismo” e “demagogia”.

“Proibir ou educar?”, assim começa o post de Capoulas Santos na sua página pessoal do Facebook. “Não deixa de ser amargo constatar que até as vetustas paredes da centenária academia são permeáveis ao populismo e à demagogia”, escreve o ministro da Agricultura.

E acrescenta que “sete séculos depois o decreto ainda derrota a educação, que é a maior garantia da liberdade individual e, dentro desta, da liberdade de escolha informada”.

Roteiro para a Neutralidade Carbónica

Tal como aquando da apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC2050), em Dezembro de 2018, quando o ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, anunciou a intenção reduzir entre 30% e 50% a produção de carne de vaca até 2050, Capoulas Santos ficou do lado dos agricultores.

Capoulas Santos declarou então no Parlamento que “a agricultura é o sector que mais fixa carbono, mas contribui também com 10% para as emissões. Temos de ter em conta que dos 10% apenas 2,5% dizem respeito aos ruminantes“. E desses “1,5% diz respeito aos bovinos de carne. Não me parece que a descarbonização da sociedade portuguesa se vá resolver à custa dos bovinos de carne”.

Ver também:

Agricultores do Baixo Alentejo: Reitor de Coimbra “está a ensinar o quê? O fundamentalismo? A imprecisão?”

Jovens Agricultores: “Vacas, sim! Alarmes, não!”

CNA: Foi uma “precipitação do Reitor”. Interdição da carne de vaca nas cantinas da Universidade de Coimbra é “posição demagógica e errada”

Federação Agrícola dos Açores: Reitor da Universidade de Coimbra é “contra a produção nacional”

Confagri repudia “radicalismo” do Reitor da Universidade de Coimbra. “Matar o mundo rural não é a solução”

Produtores de leite protestam contra proibição de carne de vaca na Universidade de Coimbra

CAP contra proibição da carne de vaca nas cantinas da Universidade de Coimbra

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Ministro da Agricultura contra a decisão de eliminar carne de vaca na Universidade de Coimbra
Próximo Eleições. Líder do PAN admite abolição de portagens no interior para fixar pessoas

Artigos relacionados

Últimas

Floresta, a batalha que continuamos a perder

Já sabíamos que o desastre de Pedrógão Grande e dos incêndios do Outono de 2017 iriam deixar feridas difíceis de curar. […]

Sugeridas

Setor do leite quer lutar contra a “desinformação” e contrariar as “teses alarmistas e veganistas”

A diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, defendeu hoje, em Esposende, que o setor leiteiro precisa de apostar na informação sobre os benefícios do consumo do leite, […]

Nacional

Covid-19: Ministra da agricultura ouvida no parlamento na próxima semana para apresentar medidas para travar impacto da pandemia no setor

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai ser ouvida no parlamento no próximo dia 16, “com caráter de urgência”, para fazer um […]