UE: Regime de ajuda à armazenagem privada abrangeu 213.500 toneladas de azeite

UE: Regime de ajuda à armazenagem privada abrangeu 213.500 toneladas de azeite

A Comissão Europeia informa que o regime de ajuda à armazenagem privada de azeite adoptado em Novembro de 2019 foi concluído hoje, 27 de Fevereiro, com o último procedimento de concurso. Globalmente, o regime abrangeu um volume total de 213.500 toneladas de azeite, representando cerca de 27% do total das existências da UE no início da campanha de 2019/2020.

O quarto e último concurso terminou com um montante máximo de ajuda de 0,83 euros por dia e por tonelada de azeite virgem extra, virgem e lampante para um volume de 41.600 toneladas, a armazenar durante 180 dias.

Segundo o Comissário para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, “depois de meses de desequilíbrio no mercado, tenho orgulho de ver uma conclusão positiva da última licitação do regime de ajuda à armazenagem privada de azeite. É muito cedo para ver o impacto total da medida de suporte, mas os primeiros sinais de recuperação de preços já são visíveis. A Comissão Europeia mostrou mais uma vez o seu compromisso e apoio aos agricultores europeus, especialmente quando confrontados com perturbações do mercado”.

Desequilíbrio entre oferta e procura

Em comunicado, a Comissão Europeia explica que, após importantes níveis de stock de azeite na UE, bem como boas colheitas consecutivas, criou-se um desequilíbrio entre oferta e procura e uma queda nos preços. Assim, a Comissão Europeia aprovou um regime de ajuda à armazenagem privada destinado a estabilizar o mercado e aumentar os preços. O regime operou por meio de quatro procedimentos de licitação, sendo o primeiro em Novembro de 2019 e o último concluído hoje.

No geral, a maioria das ofertas veio da Espanha, onde o mercado está particularmente pressionado e os stocks são excepcionalmente altos.

“Apesar dos primeiros sinais de melhoria, levará mais tempo para que todo o impacto nos preços do azeite da UE se torne visível. A Comissão permanecerá vigilante e continuará a acompanhar de perto a evolução do mercado no sector do azeite”, refere o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Câmara de Montalegre aplica 500 mil euros na Agricultura
Próximo Inaugurado laboratório para pesquisa de alternativas a antibióticos em animais de produção

Artigos relacionados

Últimas

Azeite da Quinta do Portal vence Ouro no concurso de Trás-os-Montes e Alto Douro

O azeite da Quinta do Portal arrecadou uma medalha de ouro no II Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro, na categoria de […]

Últimas

Agrotóxicos e controle biológico: compatibilidade é avaliada em experimentos para controle da traça-do-tomateiro

[Fonte: Embrapa] Avaliar a utilização de agrotóxicos e sua compatibilidade com agentes de controle biológico (parasitoides) contra a traça-do-tomateiro é o principal objetivo dos experimentos que vêm sendo conduzidos desde 2018 na  […]

Últimas

Disponível Newsletter da CAP Frutos & Hortícolas

A CAP – Confederação de Agricultores de Portugal publicou a Newsletter Frutos & Hortícolas de março, dedicado aos desafios que o setor das frutas e […]