As equipas ucranianas de minas e armadilhas já limparam quase 10 mil hectares de terrenos agrícolas de artefactos explosivos, desde o início da invasão russa, informou hoje o Estado-maior General das Forças Armadas da Ucrânia.
“No total, (…) os grupos de desminagem das unidades de comando de apoio das Forças Armadas da Ucrânia limparam mais 9.992 hectares de terrenos agrícolas de dispositivos explosivos”, salienta a entidade num comunicado publicado no Facebook.
De acordo com o Estado-maior General das Forças Armadas Ucranianas, foram retirados e desativados 120.846 explosivos.
No comunicado, é acrescentado que, durante a semana passada, especialistas inspecionaram e limparam uma instalação, cerca de 860 hectares de terrenos agrícolas e outros territórios, tendo sido removidos e desativados 3.168 explosivos.
A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.