A biodiversidade é essencial para o bem-estar humano, para a saúde do planeta e para a prosperidade económica global. Dela dependemos para garantir o acesso a alimentos, medicamentos, energia, ar e água potável, proteção contra catástrofes naturais, bem como para usufruir de momentos de lazer, inspiração e cultura.
O Centre for Functional Ecology (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e a Cátedra UNESCO Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra vão assinalar, no próximo dia 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade, com uma campanha de sensibilização pela cidade.
Nesse dia, serão colocados cartazes com imagens de biodiversidade, captadas por investigadores e investigadoras do CFE, em diversos pontos da cidade. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da diversidade biológica e mobilizar ações concretas para a sua conservação. Esta efeméride marca a adoção da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), em 1992.
Este ano, o tema da campanha é “Harmonia com a Natureza e Desenvolvimento Sustentável”, destacando a ligação entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e o Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (KMGBF). A campanha visa aumentar a consciencialização pública sobre o papel fundamental da biodiversidade no combate à pobreza e à desigualdade, incentivar a elaboração célere dos Planos Nacionais de Biodiversidade (NBSAPs), fomentar sinergias entre setores e promover ações a todos os níveis da sociedade.
A população é convidada a participar ativamente, durante o dia 22 de maio e até ao final do mês, através da partilha de fotografias de plantas, animais ou fungos observados no quotidiano em Coimbra, nas redes sociais, utilizando o hashtag #BiodiversidadeCoimbra.
Para mais informações e recursos sobre o Dia Internacional da Biodiversidade 2025, visite o site oficial da CDB.
Fonte: FCTUC