A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve recebem este fim-de-semana a 4ª edição das 24H Agricultura Syngenta.
As provas começam às 8h de sábado (6 de Abril) e terminam às 8h de domingo (7 de Abril), envolvendo perto de 150 alunos de 13 instituições de ensino portuguesas e espanholas.
Redução, reutilização e recuperação são palavras-chave na 4ª edição das 24H Agricultura Syngenta, competição formativa que este ano desafia os estudantes a pensar e experimentar o novo paradigma da Economia Circular aplicada à agricultura. Serão cerca de três dezenas de provas, realizadas em campos agrícolas e em sala, nas quais os concorrentes vão ser avaliados nas suas competências para desenvolver modelos de produção sustentável e aplicar boas práticas agrícolas. Os temas das provas são diversos, desde a qualidade da pulverização, gestão de resíduos agrícolas e compostagem, incremento da biodiversidade nos campos de cultivo, condução e calibração de máquinas e alfaias agrícolas, dimensionamento de sistemas de rega, uso de telas de solo em pomares, cálculos diversos para aplicação de fertilizantes, planos de gestão empresarial, entre muitas outras.
As 24H Agricultura Syngenta ocorrem sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura para demonstrar aos estudantes as competências exigidas aos profissionais da área agrícola, ajudando-os na transição para o mercado de trabalho. São parceiros na organização do evento a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.