Termina dia 30 o Concurso que apoia medidas para travar a propagação da Xylella Fastidiosa

Termina dia 30 o Concurso que apoia medidas para travar a propagação da Xylella Fastidiosa

[Fonte: Voz do Campo]

Está aberto até dia  30 de abril um concurso destinado a apoiar investimentos em viveiros para prevenção da contaminação pela bactéria da Xylella fastidiosa. As candidaturas podem ser apresentadas através do portal PDR-2020 em www.pdr-2020.pt e do portal PORTUGAL-2020 em www.pt-2020.pt.

Com um montante global disponível de dois milhões de euros, o concurso apoia a construção de estruturas de proteção em viveiros de plantas de espécies ornamentais, de fruteiras e de videiras suscetíveis à Xylella fastidiosa. Financiado através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), o concurso destina-se a projetos com um valor mínimo de investimento total elegível superior a cinco mil euros, sendo os apoios concedidos a fundo perdido até ao limite de oitenta mil euros por beneficiário.
As candidaturas devem ter como objetivo o reforço da viabilidade dos viveiros agrícolas existentes e em atividade para a produção de plantas suscetíveis à bactéria em locais, através da implementação de sistemas de proteção física completa. Os projetos ainda assegurar a compatibilidade dos investimentos com as normas de prevenção, proteção e controlo fitossanitário em vigor e promover a utilização do tratamento por água quente no caso de plantas vitícolas.
Após a confirmação, em janeiro, da presença da bactéria Xylella fastidiosa em território nacional, todo o país passou a ser considerado de alto risco devido à presença de insetos vetores da doença, bem como à existência de um elevado número de espécies vegetais suscetíveis e de condições climáticas propícias ao desenvolvimento da bactéria. A presença da bactéria foi identificada na Europa, pela primeira vez, no sul de Itália, em 2013. Desde 2015 têm sido identificadas diferentes subespécies da bactéria em França, Espanha e Itália. Em Portugal a bactéria foi detetada a 03 de janeiro de 2019. A Xylella fastidiosa afeta um elevado número de espécies de plantas ornamentais e também espécies de culturas de elevado valor económico, como é o caso da oliveira, amendoeira, videira e figueira, por exemplo.
Comente este artigo

O artigo Termina dia 30 o Concurso que apoia medidas para travar a propagação da Xylella Fastidiosa foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Vinhos do Alentejo em Lisboa - 5 e 6 de abril - CCB
Próximo Natexpo 2019 de 20 a 22 de Outubro

Artigos relacionados

Últimas

Como divulgar a Camarinha?

[Fonte: Vida Rural]

Numa altura em que o estudo dos recursos silvestres está na ordem do dia, […]

Últimas

Governo propõe quota de 8.200 imigrantes fora da UE para trabalhar em Portugal

[Fonte: Jornal de Negócios]

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião de mais de três horas de concertação social, […]

Últimas

“É uma obrigação garantir a subida do preço de leite à produção”

[Fonte: Açoriano Oriental]

Esta é a única forma de garantir a sustentabilidade do setor que atravessa uma crise, […]