Tecnologia portuguesa quer prever pragas e doenças na vinha

Tecnologia portuguesa quer prever pragas e doenças na vinha

A empresa nacional Signinum Inovação criou uma tecnologia multiespectral que permite controlar pragas e antever doenças nas vinhas. De acordo com a empresa, que já recebeu mais de 2,5 milhões de euros de financiamento, trata-se de uma solução de “imagem espectral não-destrutiva e que pode ser utilizada em diferentes amostras, desde plantas de reduzida dimensão até áreas de cultivo extensas”.

A solução acaba de ganhar mais um projeto do Portugal 2020, com a atribuição de 800 mil euros para investir na tecnologia que permite controlar pragas e antever doenças nas vinhas.

“A utilização desta tecnologia permite, em tempo real, controlar e antever problemas como carências nutricionais, pragas, doenças e stress hídrico das culturas”, diz ainda a empresa. A startup está incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e está agora a trabalhar com produtores de Vinho Verde para testar a tecnologia.

“Com esta solução, os produtores conseguem monitorizar a cultura da vinha em tempo real e tomar decisões fundamentas. Para nós, trabalhar diretamente com os produtores ajuda-nos a perceber as suas necessidades, o que nos permite ajustar a tecnologia”, explica Carlos Aguiar, Diretor da Signinum Inovação.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Terra Emergente - T.3 Ep.6 - Insetos Comestíveis
Próximo Cotações – Azeite – Informação Semanal – 8 a 14 Abril 2019

Artigos relacionados

Nacional

Gonçalo Assis Lopes, da Seaberry, ganha prémio de “Melhor Jovem Agricultor 2019”

O prémio de “Melhor Jovem Agricultor 2019”, iniciativa que tem como objectivo valorizar e premiar os novos projectos na área agrícola e cujo vencedor vai representar Portugal no Concurso Europeu em Bruxelas, […]

Dossiers

Grupo Auto-industrial líder no mercado de tractores em 2017

Em 2017, o Grupo Auto-Industrial matriculou 1.378 tractores novos em Portugal, o que lhe permitiu assegurar a liderança no mercado nacional como o principal importador a operar neste mercado.

Sugeridas

Ministra da Agricultura marca presença no Colóquio Nacional do Milho esta quarta-feira em Coimbra

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, estará presente na sessão de encerramento do 10º Colóquio Nacional do Milho, que decorre a […]