Suínos: Efetivo reprodutor sobe 0,4%

Suínos: Efetivo reprodutor sobe 0,4%

O IFAP já publicou os dados relativos ao período de Declarações de Existências de Suínos de Agosto.

Portugal volta a ter um efetivo reprodutor superior a 200.000 reprodutoras, registando o total de 200.109 declaradas em agosto, representando um aumento de 0,4% em comparação com o período de DES de abril, mas um decréscimo de 0,3% em comparação com agosto de 2020.

No número de leitões foi registado o valor recorde de 867.580 leitões, representando um aumento de 7,5% relativamente a abril e de 4% relativamente a agosto de 2020. Também no número total de porcos em produção foi registado um novo recorde sendo declarados 2.042.377 (mais 6% que em abril e mais 0,5% que há um ano).

Por regiões, é na NUTII do Alentejo que se concentra a maior parte do efetivo nacional, com 44,5% do efetivo total, seguindo-se a NUTII do Centro com 40,1%, Grande Lisboa com 10,7%, Norte com 2%, Açores com 1,9%, Algarve com 0,7% e Madeira com 0,06% (apenas 1382 suínos).

Num período de baixa de mercado, com dificuldade na saída de animais para abate, o número recorde de animais em engorda é um indicador natural, mas preocupante, evidenciando-se a necessidade premente da situação de bloqueio que o mercado nacional assiste.

Fonte: FPAS

Comente este artigo
Anterior Bolsa do Porco - Semana 40/2021 - Descida de 0,040€
Próximo FPAS reúne-se com PSD e pede mais apoio à suinicultura

Artigos relacionados

Últimas

Registo e emissão do passaporte fitossanitário: Já conhece o Guia para o Operador Profissional?

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de publicar a 2ª edição do Guia para o Operador Profissional: Registo e Emissão do Passaporte Fitossanitário que actualiza a informação […]

Nacional

Legislação europeia dificulta proteção biológica das culturas

Investigadores da Universidade de Wageningen, na Holanda concluíram, num estudo publicado na revista científica “BioControl”, que a legislação da UE torna desnecessariamente caro, […]