Lisboa, 22 de agosto de 2017 – Após o lançamento da primeira marca de certificação da carne suína 100% portuguesa, a Porco PT, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) prepara-se para correr o país de Norte a Sul para apresentar o projeto aos diversos agentes económicos ligados ao sector. Sob o mote “Dê o porco ao manifesto – Escolha o que é nosso”, o roadshow Porco PT terá início na cidade de Chaves no próximo dia 4 de setembro com objetivo de mostrar os benefícios de adesão ao programa de certificação da carne de porco.
Esta ação que procura dar resposta a todas as dúvidas dos diversos agentes ligados ao sector pecuário, promete elevar e diferenciar a qualidade superior da carne de porco portuguesa com a marca Porco PT. O roadshow que irá prolongar-se até outubro passará ainda pelas cidades da Guarda (18 de setembro), Lousada (25 de setembro), Leiria (2 de outubro), Montijo (9 de outubro), Évora (16 de outubro) e por último a cidade de Loulé no dia 23 de outubro.
Inserido na nova estratégia da FPAS, o roadshow será composto por um programa totalmente dedicado à criação da marca Porco PT e quais os processos necessários para a certificação. Os presentes poderão ficar a conhecer todos os detalhes do projeto, bem como, as garantias que são asseguradas através de um caderno de especificações exigente que elenca várias práticas relativas à rastreabilidade, à alimentação, ao maneio, ao bem-estar animal e à comercialização da carne em questão.
A nova distinção que permite identificar o produto certificado lançado no mercado nacional, pelos suinicultores portugueses, tem como principal objetivo diferenciar a carne de porco produzida em Portugal e surge como resposta do setor à crise vivida nos últimos dois anos.
Após a apresentação de todos os pormenores da nova marca de certificação, todos os presentes serão convidados a experimentar a carne Porco PT numa ação de degustação promovida pela própria FPAS, e comprovar a qualidade da mesma, nomeadamente, a superior tenrura, textura e paladar.
Vítor Menino, Presidente da FPAS, afirma que “Este tipo de ações fazem parte da nossa estratégia inicial de promoção da carne Porco PT, e é com um enorme orgulho que iremos apresentar, de Norte a Sul, os benefícios da nova marca, quer para os diversos agentes económicos, quer para o próprio consumidor. Este dinamismo e ações tornam-se essenciais para um sector que tem vindo a dar mostras da sua capacidade de dar a volta aos momentos mais difíceis.”
Sobre a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS)
Fundada 1981, a FPAS é uma Associação sem fins lucrativos que visa o estudo e o acompanhamento das questões relativas à suinicultura, nomeadamente, através da coordenação da atividade geral da suinicultura federada e das suas relações com as entidades oficiais, com os outros setores da produção de carne. A análise de dados técnicos, económicos, financeiros acerca do setor, bem como da situação, evolução e perspetivação de mercado é, também, uma responsabilidade desta Federação. A FPAS contribui, ainda, para a definição de estratégias e políticas de regulação e desenvolvimento geral do setor.
Mais informações em www.porcopt.pt