Setembro. Gado abatido cresce em todas as espécies, excepto equídeos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em Setembro de 2019 foi 37.802 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 6,7% (-6,7% em Agosto), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+0,6%), suínos (+8,0%), ovinos (+32,5%) e caprinos (+9,4%).

Pelo contrário, os equídeos apresentaram um decréscimo de 39,1%, revela o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Animais abatidos

Em relação ao número de animais abatidos, verificou-se um acréscimo no número de suínos (+5,3%), ovinos (+28,4%) e caprinos (+11,9%). Em contrapartida, houve uma diminuição no número de equídeos (-50,0%) e bovinos (-1,9%), sendo de salientar nesta espécie, o maior peso médio apresentado pelos animais na altura do abate, acrescentam os técnicos do INE.

Aves e coelhos abatidos: maior volume de abate em todas as espécies

Por sua vez, o peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 29.156 toneladas em Setembro de 2019, o que representou um acréscimo de 4,5% (-2,4% em Agosto), devido ao maior volume de galináceos (+4,0%), perus (+3,0%), patos (+18,9%) e codornizes (+19,3%).

Os coelhos registaram um aumento de 18,3%.

A análise ao número de cabeças abatidas permitiu observar igualmente acréscimos para os galináceos (+2,4%), perus (+1,3%), patos (+26,0%) e codornizes (+13,0%). Os coelhos apresentaram um aumento de 17,2%.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Patrões levam umas prioridades, sindicatos outras: Acordo de rendimentos e competitividade começa hoje a ser discutido na Concertação Social
Próximo Preços de produtos agrícolas no produtor sobem em Outubro mas caem 19,4% no azeite a granel

Artigos relacionados

Nacional

Governo Regional dos Açores tem em consulta pública três diplomas na área da agricultura

O Governo dos Açores colocou hoje, 17 de Outubro, em consulta pública, no seu Portal na Internet, três diplomas na área da agricultura, […]

Últimas

Projeto Tejo divide agricultores e ambientalistas

[Fonte: SIC Notícias] Uma Investigação SIC sobre um megaprojeto de regadio.

Parte da sociedade civil, de um grupo de empresários, […]

Nacional

Árvore portuguesa de 2020 é o castanheiro de Vales

Este castanheiro, uma das árvores mais grossas de Portugal, tem 21 metros e um perímetro de tronco de 14 metros.

A árvore portuguesa de 2020 é o castanheiro de Vales, […]