Com a entrada em vigor, no passado dia 28 de janeiro, do Regulamento 2019/6 relativo aos medicamentos veterinários são várias as dúvidas que persistem na aplicação deste diploma e sobre as necessárias adaptações que impactam o regular funcionamento das explorações.
Nesse sentido, a FPAS convidou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária a ministrar uma sessão de esclarecimento dirigida a produtores, médicos veterinários e técnicos das explorações suinícolas que decorrei no dia 17 de março.
O enfoque das questões incidiu essencialmente sobre as alterações no acesso aos medicamentos veterinários por parte dos produtores, as necessidades logísticas que o novo enquadramento legal acarreta, bem como o avolumar do processo burocrático e administrativo para os médicos veterinários.
A FPAS também manifestou a sua preocupação com o enquadramento das integrações neste novo quadro legal, uma vez que o comprador do medicamento deverá ser o detentor dos animais e não o proprietário da exploração.
Foi ainda questionada a eventualidade incompatibilidade dos Médicos Veterinários prescritores de receitas e simultaneamente responsáveis técnicos por fábricas de rações.