A resposta mais simples é sim. Provavelmente já sabes que os alimentos que consumimos têm um impacto gigante no nosso Planeta, só a carne e os laticínios são responsáveis por cerca de 14,5% das emissões globais de gases com efeito de estufa. Mas, e há sempre um mas, há alguns alimentos vegan que também têm que se lhe diga.
O transporte
Atenção, comer alimentos de base vegetal pode nem sempre garantir o respeito pelo ambiente. Se consumirmos tomates que vêm do outro lado do Mundo, então as emissões de CO2 no transporte desde o local de produção até Portugal também contam. Escolher produtos locais e da época – o que é produzido fora dela requer sempre mais energia – é uma boa estratégia.
Soja o novo vilão?
Os grãos de soja são incrivelmente versáteis e encontram-se em alimentos como a bebida de soja, o tofu, os hambúrgueres sem carne, as salsichas vegetarianas. Até agora, tudo ótimo para os vegetarianos e para os vegan. Só que há um senão. A principal responsável pela desflorestação (e consequentemente pela perda de biodiversidade) a nível mundial é a agricultura, devido à conversão de áreas florestais em terras agrícolas. E a produção de soja tem um peso enorme nisto: dos Estados Unidos à Amazónia, há muitas florestas a serem convertidas para abrir mais espaço para a produção intensiva de soja. Mas comer soja é pior para o Planeta do que comer carne bovina? Na verdade, não. A questão é que a maioria da soja não é cultivada pelas […]
Discussão sobre este post