Seminário em Beja sobre requalificação de linhas de água na exploração agrícola

Seminário em Beja sobre requalificação de linhas de água na exploração agrícola

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), em Beja, acolhe, na manhã de 14 de Fevereiro, o seminário “Requalificação de linhas de água na exploração agrícola = +valor”. Segundo comunicado da EDIA, este evento «é o culminar dos trabalhos desenvolvidos pelo consórcio Trevo e EDIA e tem como objectivo a partilha da experiência adquirida através da implementação de um projecto de requalificação de uma linha de água num pomar de amêndoas e romãs».

O “Projecto modelo de requalificação de galeria ripícola” está enquadrado no programa “Educação ambiental + sustentável: Repensar rios e ribeiras” e é financiado pelo Fundo Ambiental. A EDIA explica que este projecto «surge da necessidade de reconsiderar, reflectir e criar novas formas de intervir nas linhas de água das explorações agrícolas, conciliando as mais-valias de escoamento e drenagem com a preservação da paisagem e biodiversidade».

Para a organização, este tema é «da maior importância para o desenvolvimento sustentável das explorações agrícolas associado a boas práticas agrícolas e ambientais». Assim, o seminário dirige-se a toda a comunidade regante e técnicos da área de ambiente e agricultura.

Inicialmente, será apresentado o caso prático da Herdade das Carvoeiras, no âmbito da requalificação de rios e ribeiras. Segue-se uma mesa-redonda, com o mote “A multifuncionalidade das linhas de água em espaço agrícola: Benefícios económicos, sociais e ambientais”.

A entrada no seminário é gratuita. Pode consultar o programa deste evento aqui.

Notícias relacionadas




Comente este artigo

O artigo Seminário em Beja sobre requalificação de linhas de água na exploração agrícola foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Frubis lança dois novos produtos da gama Choco
Próximo Tendências para o agroalimentar vão ser conhecidas segunda-feira

Artigos relacionados

Nacional

Madeira: Governo aplica 258 mil euros na aquisição de serviços silvícolas para zona corta-fogo

[Fonte: O Jornal Económico]
O Governo da Madeira vai gastar 258 mil euros para a aquisição de serviços silvícolas, […]

Nacional

Empresa polaca procura produtores e distribuidores de vinho

[Fonte: Agricultura e Mar]
Uma empresa com sede na Polónia, especializada na importação e distribuição de vinhos embalados em caixas de big bag, […]

Sugeridas

Líder do PCP defende mais apoios para agricultura nacional

[Fonte: Açoriano Oriental]
O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) considerou este domingo que Portugal “tem potencial para produzir mais no setor agrícola”, […]