Existem novidades sobre os primeiros “frutos” do Pomar de Chamosinhos. Nas instalações do Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF), em Amarante, decorre a fase de processamento das pinhas colhidas (3,5 toneladas), entre janeiro e fevereiro, pelos escaladores desta unidade única no país, gerida pelo ICNF.
Depois das pinhas abrirem em estufa, é-lhes extraído o penisco que, posteriormente, será limpo até a semente ficar pronta a ser armazenada.
Provenientes do pinhal produtor de semente, gerido pelo Centro PINUS em Valença, estas sementes que resultam do Programa de Melhoramento Genético de Pinheiro-Bravo passam a ser as segundas, a nível nacional, com a categoria “qualificada” e poderão ser adquiridas por viveiristas e serem usadas já na próxima campanha de plantação.
Estas sementes provém do cruzamento dos melhores exemplares de pinheiro-bravo de todo o país, incluindo de locais emblemáticos, como a Mata Nacional de Leiria.
O potencial das futuras plantas são do interesse dos produtores florestais, ao permitirem ganhos genéticos médios de 21% em diâmetro e 12% em altura, o que proporciona um aumento significativo da rentabilidade na produção de pinhal.
Onde posso obter esta semente?
A comercialização será feita pelo CENASEF – Centro Nacional de Sementes Florestais com a categoria “qualificada”. O Centro PINUS criou a marca “+PINUS” para a semente proveniente dos seus pomares e irá passar a divulgar, anualmente, onde poderá ser adquirida planta produzida com essa semente. Esteja atento!
Saiba mais sobre o Pomar de Chamosinhos na última edição do boletim informativo do Centro PINUS, o PINUSPRESS n.º56 aqui.
Agradecemos à Eng. Goreti Sampaio do CENASEF a cedência das imagens.
Artigo publicado originalmente em Centro PINUS.