Os produtores de leite antecipam uma medida “simbólica” com as ajudas à produção e receiam nova queda do preço pago à produção. Preços atuais dão margem, depois de largos anos de reivindicações.
As novas medidas de apoio anunciadas pelo Governo geram alguma desconfiança entre consumidores e produtores, tanto pela eficácia da redução do IVA nalguns produtos, como pelos receios de novo corte no preço pago à produção resultante dos subsídios a montante na cadeia. Esta segunda realidade é particularmente visível no sector do leite, onde o preço se tem aproximado nos últimos meses das reivindicações antigas dos produtores, uma tendência que, temem os empresários, se possa inverter de novo.
Entre as medidas anunciadas na semana passada pelo Executivo de António Costa para a mitigação dos efeitos da inflação, houve novos apoios à produção: serão 140 milhões para os agricultores nacionais, apoiando os sectores da “suinicultura, aves, ovos, bovinos, pequenos ruminantes e culturas vegetais” face à subida de custos. […}