Sandra Tavares da Silva, fundadora da Wine & Soul, é a vencedora da 8ª edição do Prémio BPI Empresária, uma distinção que visa reconhecer o percurso profissional de mulheres portuguesas e dar visibilidade à liderança empresarial no feminino.
O Prémio BPI Empresária reconhece o percurso de excelência, inovação e compromisso social de Sandra Tavares da Silva, uma das enólogas mais prestigiadas em Portugal e a nível internacional, tendo sido destacada pelo Financial Times como uma das melhores profissionais na sua área.
Desde que se estabeleceu na região do Douro, em 1999, tem sido responsável por alguns dos vinhos portugueses mais premiados. Ao longo dos anos, tem vindo a acumular diversas distinções, entre as quais o título de Enóloga do Ano, afirmando-se como uma figura incontornável no setor vitivinícola nacional.
Sandra Tavares da Silva afirmou: “Esta distinção foi uma alegria enorme, porque, no fundo, representa um reconhecimento para a Wine & Soul, a empresa que criámos em 2001, baseada num sonho de produzir grandes vinhos do Douro. E, acima de tudo, é também um reconhecimento para toda a equipa que trabalha connosco, pela dedicação, pelo rigor e procura de excelência todos os dias. Quando me iniciei, há quase 30 anos, não era habitual ver mulheres no papel de enóloga ou na viticultura. Mas, com trabalho, dedicação e com empenho, conseguimos produzir, ter bons resultados e mostrar que as mulheres conseguem chegar ao topo”.
A Wine & Soul, fundada em 2001 por Sandra Tavares da Silva e o seu marido, é uma empresa familiar sediada em Vale de Mendiz, no coração da Região Demarcada do Douro. Este projeto nasceu da paixão pelo vinho e pela região, com o propósito de produzir vinhos autênticos que expressem o carácter singular das vinhas velhas do Vale do Pinhão. Com um volume de negócios de 2,7 milhões de euros e uma forte projeção internacional (cerca de 80% da produção é exportada para mais de 35 países), a Wine & Soul destaca-se também pelo seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento local, empregando maioritariamente população residente e colaborando com iniciativas sociais como a Associação Bagos d’Ouro, que apoia a educação de crianças e jovens do Douro.
Sandra Tavares da Silva é licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia e possui um mestrado em Enologia pela Universidade Católica de Piacenza.
O Prémio Empresária BPI nasce da colaboração do CaixaBank, acionista a 100% do BPI, com a International Women’s Entrepreneurial Challenge (IWEC), uma rede internacional de mulheres empresárias de sucesso, que pretende apoiar as suas empresas a expandirem-se e acederem a novos mercados. O percurso de Sandra Tavares da Silva será reconhecido pela IWEC Awards numa cerimónia que vai decorrer no Bahrein, em fevereiro de 2026.
As edições anteriores do Prémio BPI Empresária distinguiram Leonor Feitas, da Casa Ermelinda Freitas (2018), Manuela Medeiros, da Parfois (2019), Isabel Furtado, do Grupo TMG (2020), Sandra Santos, do Grupo BA Glass (2021), Isabel Azevedo, do Grupo FRICON (2022), Cláudia Azevedo, do Grupo Sonae (2023) e Paula Roque, da Revigrés (2024).
Compromisso do BPI com a diversidade e a excelência empresarial
O BPI acredita que a diversidade é um motor essencial de inovação e progresso. Ao distinguir mulheres com trajetos empresariais notáveis, o Prémio BPI Empresária celebra o papel transformador da liderança feminina na construção de empresas mais inovadoras, resilientes e com impacto na sociedade.
Este reconhecimento é um sinal claro do compromisso do BPI com o mérito, o talento e a ambição no feminino. Ao apoiar estas trajetórias, o Banco reafirma o seu compromisso com o crescimento sustentável e com uma transformação positiva da sociedade.
Este compromisso também se estende ao desporto. Desde 2018, o BPI dá nome à Liga BPI – a principal competição de futebol feminino em Portugal – e é patrocinador da Seleção Nacional A feminina e da Taça da Liga feminina. São parcerias que reforçam a aposta do Banco em dar visibilidade ao talento das atletas portuguesas e pretendem inspirar novas gerações.
Fonte: BPI