No âmbito dos Agromeetings, a consultora agrícola Espaço Visual, organizou uma conferência online com Joaquim Pedro Torres, administrador da Valinvest e da Agroglobal, com moderação de José Martino, CEO da Espaço Visual, onde se debateu “O sucesso na produção agrícola e na AgroGlobal”.
Nesta conferência, Joaquim Pedro Torres, afirmou que esta crise sanitária não tem provocado “grandes alterações na capacidade de produzir”, mas “a relação entre oferta e procura vai-se alterar.”
Para o administrador da Valinvest e AgroGlobal, “uma crise desta dimensão vai chegar a todo o lado, não há produtos que possam ficar ao lado disto. O mundo vai sair disto mais pobre, com menos capacidade de consumo. E daí espero uma redução de preços.”
Apesar deste pessimismo, Joaquim Pedro Torres espera que desta crise saia algo positivo: “era preciso recentrar as questões agrícolas relativamente às questões ambientais. Há um exagero no escrutínio do que se faz em relação à atividade agrícola relativamente ao que se faz em outras atividades, em que o saldo ambiental é mais negativo e aqui que produzem não é tão positivo como aquilo que se produz na atividade agrícola.”
O responsável agrícola da Valinvest espera que a nova PAC possa continuar a afirmar a agricultura europeia como aquela em que os consumidores depositem mais confiança, em termos de sustentabilidade ambiental.
Para o futuro, Joaquim Pedro Torres espera políticas agrícolas que invistam em novas barragens que permitam mais água ao dispor da agricultura para a rega – “temos de multiplicar o exemplo do Alqueva” -; mais desburocratização dos processos; mais investimento nas regiões do Interior.
Este formato online das Agromeetings, que tem atingido recordes de visualização, permite ultrapssar os condicionalismos criados pela pandemia. “Todos os que pretendem participar nas nossas conferências podem continuar a fazê-lo via Internet e pelas plataformas digitais disponibilizadas pela Espaço Visual”, informou o CEO da empresa José Martino.
Discussão sobre este post