Resineiros fazem Vigilância e Defesa Contra Incêndios Florestais

Resineiros fazem Vigilância e Defesa Contra Incêndios Florestais

No dia 29 de Maio, procedeu-se á assinatura de um protocolo entre a RESIPINUS – Associação de Destiladores e Exploradores de Resina de Portugal – e o I.C.N.F. – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, para o apoio financeiro e enquadramento de resineiros nas tarefas de vigilância e deteção de ignições de incêndios florestais da época 2019/2020. Este protocolo suporta também a aquisição de pequenos kits de intervenção para fazer face a focos nascentes e colaboração em ações de rescaldo. O protocolo foi assinado com a presença do Secretário de Estado das Florestas de Portugal, e do Presidente do Município de Proença-a-Nova, aproveitando o enquadramento das Jornadas Internacionais “O aproveitamento Resineiro: Florestas com Futuro”, que decorreram entre 29 e 31 de Maio de 2019, realizadas no âmbito do projeto Sust Forest Plus, financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Interreg Sudoe.

Este protocolo vem dar seguimento a uma proposta apresentada e que vem sendo trabalhada à vários anos pela RESIPINUS, no sentido de fomentar e enquadrar princípios de prevenção produtiva nos territórios resineiros. A base dessa proposta é a criação de condições para que, com o devido apoio, formação e enquadramento, os resineiros em complemento da sua atividade de resinagem possam efetivamente fazer parte integrante da solução para o enorme flagelo dos incêndios florestais. Este protocolo é um primeiro passo que esperamos possa evoluir no futuro para se atingirem esses objetivos, numa perspetiva de poderem vir a ser criados aquilo que se poderão designar por “resineiros sapadores”, efetivando a integração desta atividade na gestão florestal, aproveitando e implementado o contributo que a atividade  pode e deve ter no desenvolvimento rural dos territórios de pinhal.

Comente este artigo
Anterior Abreu Advogados reúne especialistas para debater indústria da cannabis medicinal
Próximo PME francesa do sector alimentar procura produtores de arroz biológico europeu

Artigos relacionados

Últimas

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na alimentação longe de serem cumpridos

[Fonte: SAPO 24]
O mundo está longe de cumprir a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados à segurança alimentar para 2030, sublinhou hoje a agência da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A agência publicou uma primeira avaliação de 18 indicadores de quatro dos 15 ODS acordados pela comunidade internacional em 2015, […]

Dossiers

La naranja se paga a la mitad de precio que el año anterior

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Esta semana en la Lonja de Córdoba la naranja Salustiana bajó y oscila ahora entre 9 y 12 céntimos y se anotó un ligero recorte en Lane-Late donde los precios se sitúan entre 18 y 22 céntimos de euro por kilo en árbol. […]

Nacional

Programa Simplex+ 2019 cria “Balcão Único da Vinha”

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]
A Comissão de Modernização Administrativa anunciou que o Programa Simplex+ 2019 irá contemplar a criação de uma medida para o sector agrícola, denominada “Balcão Único da Vinha”
A notícia é avançada pela Confederação dos Agricultores de Portugal, […]