Portugal e Espanha sofrem cada vez mais com tempo seco. De acordo com um relatório publicado na revista Nature Geoscience o anticiclone dos Açores, que afasta o tempo de chuva da Península Ibérica, tem acontecido com mais frequência, o que leva a prejuízos enormes na agricultura e turismo dos dois países.
Com uma predominância do tempo chuvoso a acontecer no inverno, Portugal e Espanha sofrem a influência de baixas pressões vindas do Atlântico. No entanto, o anticiclone dos Açores está a mudar essa realidade na Península Ibérica, bloqueando as frentes chuvosas nos dois países.
Um relatório publicado na revista Nature Geoscience explica que nos últimos quarenta anos o anticiclone dos Açores tem-se tornado cada vez mais frequente, levando a Península Ibérica a temperaturas cada vez mais secas que ocasionam grandes problemas de abastecimento de água nos dois países, levando as frentes chuvosas mais para Norte, para a Escandinávia e Reino Unido.
De acordo com o relatório, Portugal e Espanha estão sob a influência do tempo mais seco dos últimos 1200 anos. Antes de 1850, antes do início da revolução industrial, o anticiclone dos Açores acontecia […]