Quinta do Portal arrecada prémio de melhor azeite da Região Demarcada do Douro

O Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium foi considerado o melhor azeite da Região Demarcada do Douro, no I Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro, que se realizou em São João da Pesqueira.

Em prova estiveram 75 exemplares de 52 produtores, que se submeteram ao julgamento do júri em quatro diferentes categorias. O azeite da Quinta do Portal foi premiado com a medalha de ouro na categoria de Frutado Verde Ligeiro e, pela consistência das suas altas pontuações individuais, acabou por ser considerado o melhor azeite da região do Alto Douro.

Aposta recente

A aposta na área da olivicultura por parte da Quinta do Portal é relativamente recente. Em 2017, iniciaram-se duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e uma outra em sistema contínuo. Estas novas plantações juntam-se, assim, a um outro olival que já estava em produção.

O azeite é medianamente frutado, de azeitonas fundamentalmente maduras, com notas marcadas de verde folha de oliveira, erva fresca e frutos frescos. Ligeiramente amargo e picante, tem um final de boca persistente.

Com uma acidez de 0,14%, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra é obtido a partir das variedades Madural (40%), Cordovil (30%), Verdeal (20%) e Cobrançosa (10%). Para a produção de um litro de azeite, são necessários 8,8 quilos de azeitona.

O concurso foi co-organizado pela Câmara Municipal de São João da Pesqueira, o Instituto Politécnico de Bragança, a Rota do Azeite de Trás-os-Montes e a Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Quinta do Portal

A Quinta do Portal é uma empresa que se dedica desde 1990 à produção de vinhos generosos e de mesa de elevada qualidade.

Situada em Sabrosa, porta de entrada para a majestosa paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade, a Quinta do Portal desenvolveu uma política de internacionalização com participação regular nos maiores certames da especialidade, onde a qualidade dos seus vinhos e adega têm sido premiadas.

O enoturismo é outra das apostas da quinta, com a afamada unidade hoteleira da Casa das Pipas e a já célebre adega gizada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, a constituírem pólos de atracção na paisagem do Douro.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Ataques a agricultores na África do Sul aumentaram 60% nos últimos dez anos
Próximo Oferta de emprego - Engenheiro Agrónomo - Orivárzea

Artigos relacionados

Nacional

Como foi o ano de 2017 na lente do Agroportal

O Agroportal despede-se do ano de 2017 com uma retrospectiva dos temas mais relevantes para a comunidade de leitores do Agroportal. […]

Nacional

GNR identifica homem de 60 anos por incêndio em Montalegre após queimada ilegal

Um homem de 60 anos foi identificado por incêndio florestal, no concelho de Montalegre, que teve início após uma queimada não autorizada, divulgou hoje a GNR de Vila Real. […]

Últimas

FNA 2021 – Espaço Inovação, Investigação e Competitividade foi visitado por mais de 40 mil pessoas

Os Centros de Competência são iniciativas ligadas à Inovação, à Investigação e à sustentabilidade no sector agroflorestal nacional, que juntam no seu seio organizações de agricultores e […]